Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Ciência para todos!

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,81 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1732

Summary

Vivemos atualmente numa sociedade em constante evolução científica e tecnológica. As transformações sentidas são constantes e a mudança afeta praticamente tudo o que fazemos. A escola assume um papel preponderante na educação e preparação dos futuros cidadãos, que se pretende sejam participantes ativos e responsáveis. Por forma a garantir uma educação de qualidade para todos, a escola tem que ser inovadora, inclusiva, potenciadora de experiências e de aprendizagens que respondam às exigências atuais. O clube Ciência para todos pretende desenvolver atividades integradoras no âmbito da sustentabilidade, inovação, criatividade, ambiente e tecnologia, indo ao encontro dos pressupostos estabelecidos pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O desenvolvimento de atividades de educação ambiental em contexto escolar permite formar e criar nos jovens uma consciência ambiental e dotá-los de competências que os possam levar a propor ideias e soluções que auxiliem no desenvolvimento sustentável. A evolução tecnológica, alterou profundamente o cenário da educação e a utilização de jogos educativos, plataformas virtuais e ambientes digitais permitem novas dinâmicas e possibilitam a capacitação dos alunos tornando-os mais autónomos e empreendedores.O clube Ciência para todos pretende apoiar práticas educativas diferenciadoras e ativas para responder à realidade social que se vive atualmente. O seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento da literacia científica e tecnológica e da consciência ambiental dos alunos para que através destes se possam estender valores, atitudes e saberes, às respetivas famílias e à comunidade. Pretende assim, articular e colaborar com os professores contribuindo para a execução dos objetivos do Projeto Educativo da Escola que visam a promoção do sucesso educativo, o envolvimento das famílias, o desenvolvimento de projetos integradores, a diferenciação pedagógica, assentes em práticas colaborativas que promovam a formação integral dos alunos.As atividades do clube organizam-se em três grandes eixos: AMBIENTE STEAM integrando entre outras, propostas no âmbito da robótica e dos ambientes digitais; AMBIENTE que abordará por exemplo, temas como o clima e a sustentabilidade; APRENDER EXPERIMENTANDO que visa as atividades de caráter mais prático, ou seja, atividades experimentais. A oferta dessas atividades será diversificada e englobará entre outras: saídas de campo, atividades experimentais, visitas de estudo, laboratórios, palestras, mostras pedagógicas realizadas em articulação com os professores dos vários conselhos de turma. Dirigem-se especialmente aos alunos do 2º e 3.º ciclos, mas pretendem envolver e articular com outros níveis de ensino. As atividades não se restringem apenas ao espaço físico, mas desenvolver-se-ão em espaços fluídos, contando com a colaboração dos parceiros.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 48,1 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Estarreja 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024