PRR Project
CCVnE Descobre +
Project sheet
Name
CCVnE Descobre +Total project amount
10 thousand €Amount paid
4,4 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
03/C06-i04.02/2022.P1702Summary
O Agrupamento de Escolas de Fajões abrange cinco freguesias localizadas na zona norte do concelho de Oliveira de Azeméis. Trata-se de um território que relativamente ao nível de escolaridade dos encarregados de educação, apresenta 22,6% com habilitações equivalentes ao 9º ano e 45,5% com habilitações iguais ou inferiores ao 6º ano, verificando-se ainda que 41,7% dos alunos são subsidiados (Projeto Educativo de Agrupamento). Esta realidade faz com que o Agrupamento seja um Território Educativo de Intervenção Prioritário (TEIP). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais são documentos orientadores que apontam para a formação integral do aluno enquanto cidadão autónomo, livre, responsável, consciente de si próprio, inserido na família e na comunidade. Perante a realidade socioeconómica do Agrupamento e os princípios orientadores dos documentos referidos anteriormente, prevê-se que a implementação deste Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) se constitua como um pilar fundamental para que a nossa população possa desenvolver várias competências, nomeadamente ao nível da literacia científica e tecnológica. Assim o CCVnE terá por finalidade dinamizar atividades que possibilitem aprendizagens transversais em diferentes áreas temáticas, facilitando a promoção do sucesso de todos os alunos, tal como priorizado no Projeto Educativo de Agrupamento (PEA). Pretenderá igualmente promover a realização de atividades cientifico experimentais em ambientes formais e não formais que promovam a curiosidade, a observação, a manipulação e a aquisição de uma cultura científica. Através das Visitas de Estudo, Workshops, projeto Experimentar +, Dias de Aulas ao Ar Livre e restantes atividades, os alunos poderão também melhorar a sua autonomia, o seu desempenho, a sua autoestima, estimulando o prazer de aprender e comunicar. Em paralelo, os docentes serão capacitados de novas práticas e metodologias de ensino capazes de responder eficazmente às características específicas do nosso público-alvo. O CCVnE será uma entidade aglutinadora ao promover a colaboração entre outros projetos existentes no Agrupamento, nomeadamente o Eco-Escolas, através da dinamização de atividades conjuntas e potenciando as parcerias com as entidades externas para enriquecer a cultura científica.Dadas as especificidades do Agrupamento, nomeadamente ser TEIP e apresentar os seus estabelecimentos de ensino geograficamente dispersos, a resposta que permitirá abarcar toda a comunidade educativa, passará pela implementação das 3 propostas de CCVnE que o Agrupamento apresenta. Isto porque, só assim se poderá ir ao encontro da idiossincrasia de cada público-alvo a que cada proposta se destina. Simultaneamente, permitir-se-á criar sinergias entre os três clubes, ou seja, entre os diferentes ciclos de escolaridade deste Agrupamento, promovendo-se uma identidade e cultura de Agrupamento.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 44 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Oliveira de Azeméis 10 thousand € ,