Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Clube Ciência Viva na EB Santa Marta do Pinhal +Ciência

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

8,75 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1635

Summary

A Escola Básica Santa Marta do Pinhal, integrou o Clube Ciência Viva na Escola de Vale de Milhaços, desde o primeiro momento, em 2018, com dinamismo e determinação. Com a presente candidatura pretendemos continuar a trabalhar e a articular com o CCVnE já existente no Agrupa-mento, ganhar uma maior autonomia, aumentar a qualidade do sucesso, refletindo e avaliando em conjunto, passo a passo neste caminho que escolhemos e é o nosso. Procurámos estabelecer parcerias em função dos temas que queremos desenvolver e, esta-mos certos, vão ajudar-nos a crescer.No ano letivo 2021/2022, através de alterações de âmbito organizacional e pedagógico, foi criada uma nova disciplina, a +Ciência (Estudo do Meio, Matemática, Português e Expressões Artísticas) com o objetivo assegurar a interdisciplinaridade, implicando o trabalho de conteúdos específicos e competências transversais, numa lógica de promoção da cultura colaborativa com recurso à metodologia de projeto privilegiando a prática pedagógica com enfoque na abordagem Exploratória e Investigativa IBSME. A organização, planeamento e desenvolvimento de atividades do Clube terá linhas de orientação gerais:SENTIR Em assembleias de turma, reuniões de delegados, Conselho Eco-Escolas, Assembleia Geral de Alunos (Mentimeter) os alunos manifestam a sua opinião sobre as necessidades e problemas da Escola, ou sobre projetos;IMAGINAR: apresentam sugestões e discutem prioridades;PLANEAR: Organizam ideias, tarefas e recursos;CRIAR: experimentam, concretizam;AVALIAR: refletem, reformulam;PARTILHAR partilham saberes.Os temas principais são Ambiente e Sustentabilidade trabalhados em articulação com a Biblioteca Escolar e o Programa Eco-Escolas, muitas das vezes recorrendo à literatura, infantil co-mo ponto de partida para o ensino experimental das Ciências:As atividades estão organizadas em quatro partes distintas:a primeira focada na preparação prévia à implementação do Clube, desde reuniões de apresentação do projeto, formação de equipas, trabalho, mobilização de parceiros, organização do material didático e de laboratório já existente, por temáticas no espaço destinado ao CCVnE Pinus Ciência, a criação de espaços e recursos como o Museu Escolar Colecionar para Aprender, Charco, Canteiros de Polinizadores ou a Horta; a segunda relativa à capacitação quer dos alunos, quer dos docentes, famílias e assistentes, recorrendo aos parceiros; na terceira enquadram-se todas as atividades desenvolvidas pelos alunos no domínio das Aprendizagens essenciais, encontros, palestras e outras ações dinamizadas por cientistas, visitas de estudo ou saídas de campo; por último a partilha e troca de experiências interturmas ou entre escolas e agrupamentos diferentes, nas Semanas da Ciência, Noites de Ciência; Dia do Agrupamentos, Feiras de Projetos do Seixal ou outros.Mediante os interesses dos alunos, desafios ou oportunidades que surjam, a qualquer momento, sendo considerados uma mais-valia, não hesitaremo

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

7,5
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 87,5 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Seixal 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024