PRR Project
Conhecer, valorizar e plantar hoje para preservar e colher amanhã
Project sheet
Name
Conhecer, valorizar e plantar hoje para preservar e colher amanhãTotal project amount
10 thousand €Amount paid
4,86 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
03/C06-i04.02/2022.P1511Summary
A Escola representa um meio privilegiado para a aquisição das competências indispensáveis ao desenvolvimento duma cultura científica e de uma cidadania crítica e participativa, contribuindo para que sejam autónomos, críticos, criativos e que aliem conhecimento a capacidades de pesquisa, análise e que inter-relacionem o que sabem para participar de uma sociedade em transformação. A existência de um ambiente de discussão, de estudo e de debate da ciência, afastado da rigidez da sala de aula proporcionado por um clube de ciência é de fundamental importância, pois o domínio da cultura científica é um instrumento indispensável à participação do aluno enquanto cidadão. Assim, a criação do Clube Ciência Viva na Escola (CVnE) constitui uma oportunidade de promover a educação para a Ciência e Tecnologia no Agrupamento de Escolas João Araújo Correia Peso da Régua (AEJAC), já que as questões científicas não estão isoladas do contexto social, político, ambiental e económico dos alunos. O projeto de desenvolvimento do Clube pretende contribuir para uma formação humanística sólida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável. O Clube pretende dar resposta às exigências da escola atual, atendendo ao programa de Flexibilidade Curricular e às Competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O Clube terá características agregadoras, facilitadoras de diferenciação pedagógica e de uma escola inclusiva. Permitirá aproximar o AE da comunidade local, dos agentes impulsionadores da cultura e da investigação científica e fomentar sinergias que conduzam ao desenvolvimento local. O funcionamento do Clube prevê a alocação de um total de 13 professores de 8 grupos disciplinares. Esta é, portanto, uma ampla equipa motivada, multidisciplinarmente diversificada e abrangente. A sua atividade assentará em três grandes work packages (WP):A WP Instalação das infraestruturas: Biohorta, estufa, centro de compostagem, terrário e aquário, ninhos, hotéis de insetos; B - WP hands on: ateliers, oficinas, workshops, visitas, concursos, jogos, atividades práticas (laboratoriais, experimentais, por exemplo); C WP Comunicação: palestras, conferências, ações de capacitação, ações de sensibilização, exposições, CiclilLabs, encontros, por exemplo.Os objetivos da dinamização do clube têm leitura no projeto educativo, contribuindo em larga escala para a missão da Escola e a ambição da construção de uma Escola viva e sem muros que é referenciada neste documento orientador. A instalação e execução do CCVnEAEJAC terá um papel incontestavelmente relevante para a ação estratégica desenhada no PE do AEJAC e centralidade fundamental quando se quer uma Escola, de base humanista, mais inclusiva e mais flexível, para formar cidadãos aptos a lidarem com os desafios do século XXI.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 48,6 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Peso da Régua 10 thousand € ,