Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Ciência que nos Une

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

6,87 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1502

Summary

O nosso CCVnE, intitulado "Ciência que nos une", pretende ser um espaço em que se reúnem alunos de diferentes níveis de ensino num trabalho colaborativo entre professores de diversas áreas do saber, fomentando um ensino interdisciplinar experimental das ciências e desenvolvendo uma cultura científica e tecnológica, para o exercício de uma cidadania plena dos nossos alunos. Pretendemos que alunos dos 7º e 8º anos de escolaridade do 3º CEB da EB2M se reúnam e reflitam em torno de problemas reais e atuais, realizem atividades experimentais em equipa, visando encontrar algumas respostas e partilhem os seus resultados com os demais alunos, desde o 1º CEB, do CEM ao 10º ano da ES, passando pelos 2º e 3º CEB da EB2M, num total de cerca de 900 alunos envolvidos. Visa a consolidação de uma cultura científica, ao encontro do previsto pelo art.º 2.º da Lei de Bases do Sistema Educativo Português, que pretende o desenvolvimento de cidadãos saudáveis, solidários, conhecedores, criativos, capazes de refletir e atuar de forma proactiva com sucesso nos seus contextos pessoais, sociais e profissionais. Também o PE do Agrupamento de Escolas de Mealhada (AEM) o prevê quando refere: A contextualização realizada configura o Agrupamento como uma Escola assumidamente pública, orientada por valores públicos comuns, ciente da sua missão para com o concelho, nomeadamente na criação de oportunidades para todos e na promoção dos valores das bases do sistema educativo português. Uma escola atenta às necessidades resultantes da realidade social, que procura contribuir para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade, e que procura incentivar a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários. Procurar-se-ão abordar temas atuais das referidas áreas do saber, recorrendo aos recursos da ESERO Portugal, da Academia Ciência Viva para professores e outras atividades, realizando um trabalho interdisciplinar numa visão holística em que todas as áreas do saber são importantes para a aprendizagem, assim como todos os atores da comunidade escolar. Desejando levar à escola a verdadeira prática da ciência e tecnologia, o CCVnE divulgará as atividades realizadas, replicando algumas delas em outros estabelecimentos de ensino do AEM, sempre que haja recursos para o tornar possível e que pedagogicamente se revele como oportunidade formativa para a comunidade. Será preocupação do CCVnE fomentar a integração dos 32 alunos com necessidades especiais e a beneficiar de medidas adicionais e seletivas, existentes na EB2M e no 1º CEB do CEM, integrando-os nas atividades, tendo em conta as suas especificidades e gostos, preparando-os para o papel de assistentes de professor/aluno em momentos de formação formal ou informal para os demais alunos, comunidade educativa e público em geral. O CCVnE está integrado no PAA do AEM aprovado pelo Conselho Pedagógico, uma vez que é considerado um um apoio vital para a recuperação das aprendizagens.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 68,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Mealhada 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024