Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

rgpd

Total project amount

4,94 thousand €

Amount paid

1,48 thousand €

Non-refundable funding

4,94 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

360° Accessibility

Operation code

03/C03-i02/2022.P2114

Summary

A proponente padece de deficiência visual, de acordo com o Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM), correspondendo a um grau de incapacidade de 95%. Além da deficiência visual, atestada em 2013 como se mostra no AMIM, a proponente apresenta outras questões de saúde que diminuem a mobilidade. Pretende-se com esta obra de melhoria nas acessibilidades realizar uma rampa de acesso à habitação e respetiva plataforma horizontal de descanso, abrir o vão da porta exterior e alargar o vão de uma porta interior, como se mostra nas peças desenhadas seguintes. Por existir disponibilidade na parcela e se conseguir intervir no exterior e na extensão paralela à edificação da habitação da proponente beneficiária, pretende-se dar cumprimento ao estabelecido na seção 2.5.1 do Anexo do Decreto-Lei n.º 163/2006, de 08 de agosto, na sua atual redação, onde é dito que “(...) as rampas devem ter a menor inclinação possível (...)”, sendo que a proposta assenta em cerca de 1% de inclinação, de modo a que todos os utilizadores da habitação o possam fazer com o maior conforto possível, sem alterações de nível ou ressaltos no pavimento. Na presente proposta, o percurso acessível só estará consagrado no acesso ao edifício de habitação. A proponente justifica que, de momento, não consegue assegurar sua acomodação noutra habitação face ao caracter avultado e complexo das obras de alteração necessárias para o cumprimento integral das condições de acessibilidade. Para a criação da rampa será ainda dado cumprimento à secção 4.7, do anexo do diploma referido, em concreto, na área de inclinação da rampa a executar, com material durável, firme e contínuo, de acordo com a norma 4.7.1 e 4.7.2.. A intervenção visa a alteração formal e material de uma janela de peito existente na habitação a fachada, atualmente considerada, posterior com vão envidraçado por uma porta principal e exterior, de batente, conforme peças desenhadas. As alterações foram projetadas de modo a assegurar o acesso livre, com as dimensões estabelecidas de acordo com as normas da seção 4.9.1 e 4.9.2 e 4.9.6 do diploma acima descrito. As características acima descritas também estão contempladas na porta interior, que sofrerá um aumento das suas dimensões, nos termos legais aplicáveis, nomeadamente: • Vão da porta com largura com 0,80m, dimensão medida desde a face da porta aberta (90º) até ao batente; • Vão de porta com altura útil (h) é de 2m livre; e • Zona de manobra desobstruída, dimensionada em conformidade com o estabelecido para a porta de batente, na seção 4.9.6. Não existira uma zona de manobra desobstruída de acordo com o prescrito na secção 4.9.6 mas, de acordo com a secção 4.9.7, uma vez que se trata de uma alteração a largura útil de passagem da porta será aumentada, para 1m, para compensar a dificuldade do utente se posicionar perpendicularmente ao vão da porta. Com exceção da porta exterior que terá, no máximo, uma cota de soleira de 0,02m para prevenir a entrada de água dentro da habitação

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

55,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

4,94 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Alcanena 4,94 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024