Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Requalificação da Zona Industrial de Penso

Total project amount

11,87 million €

Amount paid

1,19 million €

Non-refundable funding

11,87 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Infrastructure

Investment

Business reception areas

Operation code

02/C07-i01.01/2021.P87

Summary

O projeto prevê investimentos no âmbito das 5 tipologias do Aviso. De seguida, apresenta-se um breve resumo das ações a realizar no âmbito de cada uma das tipologias, sendo que a informação técnica e detalhada dos investimentos seguirá na Memória Descritiva em anexo à candidatura. - SISTEMAS DE PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS DESTINADOS AO AUTOCONSUMO E ÀS COMUNIDADES DE ENERGIA RENOVÁVEL – prevê-se a constituição de uma Comunidade de Energia Renovável (CER), que permitirá às empresas da ZIP beneficiar de energia mais limpa e barata e, simultaneamente, contribuir para um mundo mais sustentável. - ILHAS DE QUALIDADE DE SERVIÇO DE ESTABILIDADE ENERGÉTICA - tendo em conta as diversas oscilações e falhas de energia sentidas durante o ano por parte das empresas instaladas na ZIP, é crucial melhorar a qualidade de serviço e investir na estabilidade e eficiência energética, através da instalação de contadores inteligentes, renovação das redes elétricas na AAE, da implementação de um sistema de gestão da rede elétrica e instalação de baterias de lítio. - MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - o Município pretende promover a importância da adoção de medidas que permitam diminuir a pegada ecológica e impacto ambiental das indústrias, através da instalação de postos de carregamento de veículos elétricos nas áreas de estacionamento da AAE e de infraestruturas para produção e armazenamento de hidrogénio verde. Este investimento tem como objetivo fomentar a utilização de veículos elétricos pelos trabalhadores das empresas da ZIP e permitir o abastecimento de transporte de pesados com H2, de forma mais rápida, barata e eco-friendly. Um contributo decisivo para apoiar a transição energética das empresas de transporte/logística e industriais. - COBERTURA COM SOLUÇÕES DE COMUNICAÇÃO 5G - Como forma de dar resposta às falhas sentidas por parte da cobertura de banda larga na área da ZIP e atrair mais empresas para a AAE, prevê-se o seu reforço através da instalação de infraestruturas de comunicação e respetivo equipamento de apoio para implementação e fornecimento de rede em 5G. Um investimento fundamental para conectar as empresas do interior às vias digitais de alta velocidade, essencial num ambiente de competitividade global e transição digital. Um contributo fundamental para fomentar a transição para uma indústria 4.0 no interior. - MEDIDAS ATIVAS DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS - serão instaladas câmaras inovadoras e tecnologicamente avançadas de grande alcance, amplitude e autonomia, com sensores térmicos de alta sensibilidade e algoritmos avançados de deteção de incêndio, e sua integração com uma central contra incêndios, com o objetivo de prever a formação de incêndios no momento inicial dos mesmos e adotar ações rápidas para os combater.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

48,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

11,87 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 10 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Melgaço 11,87 million € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024