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Project sheet

Name

Transição digital e conectividade para comunidades desfavorecidas

Total project amount

1,57 million €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

1,57 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

Integrated operations in deprived communities in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto

Operation code

02/C03-i06.03/2022.P3052

Summary

O Município do Porto tem procurado que a cidade se afirme, cada vez mais, como uma Cidade Inteligente, desenhando e pondo em prática estratégias e projetos com impacto significativo em diversas áreas. Através da implementação de novos métodos de gestão e administração pública, bem como fomentando a criação e utilização de ferramentas participativas e de disponibilização de novos serviços aos cidadãos, o Município do Porto, procura garantir o desenvolvimento da estratégia municipal para a área da transição digital e inovação. Neste contexto pretende-se garantir a implementação de uma estratégia que integre medidas para a aplicação dos princípios relacionados com o conceito de Cidade Inteligente, Cidade de Inovação e Experimentação, nomeadamente: - Comunicação e Internet para comunidades desfavorecidas: Instalação de infraestrutura de conectividade de nova geração para acesso à internet e apoio a atividades de capacitação de populações desfavorecidas para as novas tecnologias digitais. - WIFI de proximidade de acesso à Internet para cidadãos e turistas que contribua para a promoção da marca “Porto.”: Expansão da rede Wi-Fi para suportar o conceito de conectividade de próximidade. Assente nestes princípios, a proposta apresentada pretende garantir o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica digital e de comunicações, no sentido de garantir a implementação de políticas e serviços públicos eficazes com impacto no aumento da qualidade de vida. É ainda objetivo deste projeto, que se garanta a promoção dos direitos digitais dos cidadãos e a utilização de dados disponibilizados pelos serviços municipais, por cidadãos, empresas, e por todos os que vivem na cidade, potenciando a criação de conhecimento e o desenvolvimento de uma gestão aberta e transparente. A proposta apresentada pretende contribuir para a qualificação do espaço público e adaptação das infraestruturas e equipamentos sociais para garantir a eliminação das barreiras de acesso à internet, e potenciar o desenvolvimento de serviços digitais inovadores com impacto nas comunidades desfavorecidas da zona de Campanhã. O projeto irá procurar articular a questão da conectividade de nova geração disponibilizada numa lógica de modelo de operador neutro, com a disponibilização de novos serviços que possam contribuir para a redução da infoexclusão e para o aumento da literacia digital das populações desfavorecidas. As principais ações a desenvolver consistem: 1. Na instalação de uma rede de comunicações em fibra ótica e rede de acesso à internet Wi-Fi de nova geração nos 13 bairros de habitação social da freguesia de Campanhã (3619 fogos, 8366 habitantes) 2. A instalação desta infraestrutura permitirá o acesso à Internet via rede Wi-Fi disponibilizada nas áreas comuns, assim como permitirá a ligação das habitações a uma rede do tipo RF-Overlay/IP, possibilitando assim o desenvolvimento de serviços digitais inovadores. 3. Cocriação com os stakeholders de cada bairro social de serviços dig

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,9
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,57 million €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Porto 1,57 million € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024