Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Projeto Maia

Total project amount

201,72 thousand €

Amount paid

20,17 thousand €

Non-refundable funding

201,72 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

Integrated operations in deprived communities in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto

Operation code

02/C03-i06.03/2022.P3020

Summary

O Projeto MAIA integra 4 ações principais e 1 ação transversal e complementar: 1. Mediação Intercultural: serão identificados pelas comunidades ciganas membros que possam adotar o papel de mediadores entre a sua comunidade e o município/sociedade, de forma a facilitar a criação de redes e espaços de diálogo e de relação entre os diferentes protagonistas do território, tendo em vista respostas mais integradas, eficientes e adequadas às necessidades específicas destas populações. As pessoas escolhidas serão capacitadas por entidades externas especializadas e com conhecimento das comunidades onde se irá atuar. 2. Mentoria escolar: consistirá em ações de sensibilização sobre a educação e ateliers o de apoio ao estudo, sendo ainda estabelecidos contactos semanais com as escolas, de modo a combater o insucesso e abandono escolar. Esta ação será complementada com a realização de oficinas de pais e apoio psicossocial e aplicação de questionários sobre a representação dos pais e alunos de etnia cigana na escola. Serão disponibilizados espaços para a realização desta ação, sendo necessário a aquisição de materiais didáticos para a sua realização. 3. Ativação das mulheres – Igualdade de Género: procura sensibilizar a população feminina destas comunidades para o seu papel na família e na sociedade, através da realização de ateliers de educação não-formal e de uma metodologia participativa entre pares. Esta ação será dinamizada com o apoio de uma Auxiliar de Ação Direta, contratada para o efeito, sendo ainda necessário a aquisição dos materiais necessário à realização dos ateliers. 4. Divulgação da Cultura e história cigana: abrange a capacitação dos educadores/docentes para a interculturalidade e cultura cigana, de modo a combater o preconceito e reverter ciclos de exclusão social que estas comunidades sofrem. Serão ainda dinamizadas diversas ações de sensibilização da cultura cigana para comunidade em geral através da recolha de informação acerca desta etnia, de modo a definir uma agenda temática alusiva à cultura cigana. 5. Gestão, Comunicação e Avaliação: incorpora todas as atividades complementares e transversais ao projeto, nomeadamente: serviços de gestão, coordenação e monitorização, fundamentais para a implementação e execução integrada e otimizada das ações do projeto; os serviços de comunicação, divulgação e disseminação das ações do projeto de modo a permitir o envolvimento com o público e maior alcance das ações; e dos serviços de avaliação, para averiguar o impacto do projeto na resolução dos problemas sinalizados no público-alvo. Assim, prevê-se a contratação de um técnico de Educação Social, para apoio na concretização das ações do projeto, a contratação de entidades externas especializadas para a elaboração da candidatura, para a comunicação e divulgação e para a avaliação, bem como a aquisição de equipamentos básicos e informáticos de suporte à equipa do projeto.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,9
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

201,72 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 10 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • São João da Madeira 201,72 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024