PRR Project
Kids And Science
Project sheet
Name
Kids And ScienceTotal project amount
210,92 thousand €Amount paid
21,09 thousand €Non-refundable funding
210,92 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
31.12.2025Dimension
ResilienceComponent
Social InterventionInvestment
Integrated operations in deprived communities in the Metropolitan Areas of Lisbon and PortoOperation code
02/C03-i06.03/2022.P1301Summary
O projeto “Kids & Science” combate a exclusão social promovendo o conhecimento do Mundo físico e social desde idades precoces, concretamente através de: - Realização de atividades de ciências experimentais nas escolas com educação pré-escolar e 1.º CEB. Pretende-se a realização de sessões quinzenais, com duração de 60 minutos, em coadjuvação com a educadora e professor titular, em todos os grupos da educação pré-escolar e em todas as turmas do 2º ano de escolaridade dos 9 Agrupamentos de Escolas do concelho. Este projeto dará resposta aos “porquês” das crianças e, assim, melhorará o entendimento do Mundo que as rodeia; - Realização de atividades de ciências experimentais ajustadas ao plano curricular nas escolas do 1º CEB, promovendo a reflexão e a concetualização dos conteúdos do programa curricular e potenciando o desenvolvimento integral da criança pela aquisição de novas competências científicas, sociais e pessoais; - Realização de ações de divulgação e disseminação dos resultados do projeto, sensibilizando e comprometendo a comunidade para o combate ao problema social, nomeadamente através da promoção do conhecimento prático do Mundo e da literacia científica desde idades precoces. O "Kids & Science" é um programa de prevenção e intervenção inovador e inspirador que visa criar uma ponte lúdica e apelativa entre as crianças e as ciências. Através de métodos experimentais em contexto escolar, o programa pretende potenciar um processo ativo de identificação e resolução de problemas segundo o “método científico”, de modo a cativar a criança a observar, a questionar, a problematizar e a resolver. Para tal, o programa segue várias etapas: 1) Observação: Observar é fundamental para se fazer ciência e, nesta fase, observa-se criteriosamente os factos. 2) Questão-problema: Seguem-se as perguntas, de modo a compreender melhor os factos. 3) Hipóteses: De seguida, e de modo a prever o que acontecerá, lançam-se as hipóteses (respostas possíveis). 4) Experimentação: Passa-se à fase de “colocar as mãos na massa” e de testar as hipóteses. 5) Resultados: Os resultados são registados e interpretados, de modo a retirar conclusões. 6) Conclusões: Se as hipóteses forem confirmadas, as conclusões são aceites; caso sejam rejeitadas, volta-se a repetir o processo de modo a alcançar a resposta necessária. Para cada um dos grupos constituintes do segmento-alvo direto, o "Kids & Science" assume-se como um meio chave para assegurar: - A educação científico-tecnológica de base para todos, desde os primeiros anos, de modo a veicular conteúdos e processos e atitudes científicas perante problemas; - O lançamento de bases de estruturação do pensamento científico, que será em período de escolaridade obrigatória, aprofundado; - A resposta e a alimentação da curiosidade natural das crianças, de modo a fomentar um sentimento de admiração e de entusiasmo pela ciência e pela atividade dos cientistas; - O fomento da atitude científica e investigativa; - O trabalho do raciocínio l
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
210,92 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 10 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Santa Maria da Feira 210,92 thousand € ,