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Project sheet

Name

Literacia

Total project amount

562,35 thousand €

Amount paid

56,23 thousand €

Non-refundable funding

562,35 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

Integrated operations in deprived communities in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto

Operation code

02/C03-i06.03/2022.P1168

Summary

No sentido de dar resposta às exigências que a sociedade global coloca às pessoas, no que concerne às qualificações, competências e processos de aprendizagem, principalmente numa percentagem significativa da população adulta, com baixos níveis de escolaridade, associados a níveis de literacia também eles reduzidos; a Operação Literacia advém numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Em vista disso, a mesma corporiza uma resposta válida de adaptação às referidas exigências, alicerçando-se no princípio de que a literacia é crucial para o exercício de uma cidadania informada. Posto isto, o exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social; numa perspetiva de participação social e subsequente desenvolvimento socioeconómico. A Operação Literacia engloba duas ações. O projeto de formação +Literacia dinamiza sessões que decorrem, para cada grupo, três vezes por semana. Duas das sessões são dinamizadas por uma professora e uma sessão por uma psicóloga. Sublinhe-se ainda que as sessões se realizam numa lógica de proximidade, nas diferentes Uniões de Freguesias do Concelho, existindo um total de oito grupos de formação, compostos por um número reduzido de pessoas, com o intuito de possibilitar um contacto próximo com cada formando/a. Para além das sessões de formação em contexto de sala de aula, são realizadas visitas de estudo, que possibilitam a vivência de novas experiências e o desenvolvimento de conhecimentos em contexto real. Importa salientar que em cada ano letivo é construído um currículo próprio, baseado no Referencial de Competências Básicas e no Referencial de competências-chave de educação e formação de adultos. Este currículo baseia-se em temas geradores, que se adequam ao público-alvo e que potenciam a articulação das diferentes áreas do saber (Linguagem e Comunicação; Matemática para a Vida; Conhecimento do Mundo; Tecnologias da Informação; Cidadania e Empregabilidade e Funções Executivas) e nas áreas da Expressão Plástica e Expressão Musical. A Academia passa pela existência de um espaço físico, onde se desenvolvam todas as atividades abaixo elencadas. O espaço deverá situar-se num local com uma significativa rede de transportes públicos, por forma a garantir acessibilidade aos/às participantes das quatro uniões de freguesia do concelho. No qual se pretende a dinamização semanal de diversas atividades, tais como sessões de expressão motora, de expressão musical, de expressão plástica, de expressão dramática, de competências digitais e de competências digitais e de estimulação cognitiva. Serão também dinamizadas sessões de escrita criativa e de história local, bem como, sessões informativas no que concerne à literacia em saúde, à literacia financeira, à prevenção de acidentes domésticos, à nutrição, entre outras a definir em função dos interesses/necessidades do público-alvo.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,1
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

562,35 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 10 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Matosinhos 562,35 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024