Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Trofa +Inclusiva

Total project amount

264,3 thousand €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

264,3 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

Integrated operations in deprived communities in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto

Operation code

02/C03-i06.03/2022.P1154

Summary

A operação ‘Trofa + Inclusiva’ pretende assegurar respostas eficazes a públicos que requerem uma abordagem diferencial e inclusiva, no sentido de combater a diferença na garantia dos direitos e oportunidades, cuja premência se tornou ainda mais evidente após dois anos de circunstâncias epidemiológicas, período onde as fragilidades e vulnerabilidades sociais se acentuaram de forma significativa. Nesta matriz contextual, a presente operação consiste na criação de uma resposta sistémica e holística que será operacionalizada através de três ações concertadas e complementares entre si, baseadas numa lógica de intervenção de proximidade, análise e acompanhamento, possibilitando que todas as pessoas com deficiência ou incapacidades (e suas famílias) tenham acesso a informação, encaminhamento e apoio à sua integração. A 1ª Ação – Resposta Integrada de Apoio à Inclusão (RIAI) será assegurada através das seguintes atividades: (1) Dinamização da resposta integrada de apoio à inclusão; (2) Aquisição de viatura elétrica adaptada para pessoas com incapacidades motoras; (3) Elaboração de estudo centrado no diagnóstico diferencial dos portadores de deficiência no concelho da Trofa; (4) Linha telefónica prioritária para o atendimento a pessoas com incapacidade, tutelada pela Resposta Integrada de Apoio à Inclusão (RIAI), com operacionalização através de entidade especializada, orçada no montante total de 122 827,32 €. A 2ª Ação – Estimulação Sensorial será desenvolvida através de um conjunto de atividades complementares entre si, nomeadamente: (1) Criação e apetrechamento de duas salas de estimulação sensorial (snoezelen), em cada agrupamento de escolas, uma de 1.º Ciclo e outra E.B.2/3; (2) Ações de capacitação e desenvolvimento para profissionais (agentes educativos e outros atores sociais); (3) Disponibilização de equipamentos lúdico-inclusivos, um equipamento de exterior e outro de interior para cada escola do Concelho, orçada no montante total de 136.453,97€. Por último, a 3ª Ação – Comunicação Diferencial e Inclusiva, contempla um conjunto de atividades, nomeadamente: (1) Programas de acessibilidade, favorecendo a autonomia de pessoas com deficiência no acesso e utilização de conteúdos digitais (menu de acessibilidade no site e micro sites do município cumprindo com as normas de acessibilidade W3C); (2) Ações de capacitação dos recursos humanos preparando-os para a comunicação diferencial – Linguagem Gestual; (3) Documentação adaptada (folhetos digitais, flyers, em formatos alternativos como braille ou caracteres ampliados, vídeos institucionais com linguagem gestual), orçada no montante total de 8.340,00€. As atividades transversais a toda a operação, nomeadamente ‘Gastos com pessoal Internos afetar à Coordenação geral do Projeto’ e ‘Atividades de Divulgação transversais a toda a operação’, apresentam uma estimativa orçamental de 24 786,94 €. Em termos de Investimento total, a presente operação apresenta uma estimativa orçamental de 292.408,23€.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,4
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

264,3 thousand €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Trofa 264,3 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024