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PRR Project

Redução de Perdas de Água no Concelho de Lagos - Implementação de Zonas de Medição e Controlo

Project sheet

Name

Redução de Perdas de Água no Concelho de Lagos - Implementação de Zonas de Medição e Controlo

Total project amount

1,06 million €

Amount paid

205,24 thousand €

Non-refundable funding

1,06 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Water management

Investment

Algarve Regional Water Efficiency Plan

Operation code

01/C09-i01.01/2021.P18

Summary

Conforme referido, o presente Projeto visa a redução de perdas no sistema distribuidor de água do Concelho de Lagos, concretamente no subsistema sob influência do Reservatório R1, através da implementação de ZMC com a instalação de equipamentos de controlo e medição, que permitirão ter um conjunto de dados que possibilitarão posteriormente a implementação de campanhas de deteção e reparação de fugas bem direcionadas e eficazes. A renovação do sistema de telegestão e a substituição de pequenos troços que permitem a estabilização das pressões na rede, complementam a intervenção a efetuar. Com vista a atingir os objetivos a que se propõe o município de Lagos com este Projeto, que é o da concretização de soluções que deem origem a uma diminuição de perdas no subsistema abastecido pelo reservatório RI, serão seguidas as seguintes etapas para implementação da estratégia definida: 1. Remodelação de uma extensão pouco significativa da rede que provoca grandes oscilações de pressão e, como tal, aumenta as perdas reais; 2. Implementação da sectorização da rede com criação de Zonas de Monitorização e Controlo (ZMC), a partir de implementação de caixas com medidores de caudal e sensores de pressão; 3. Dentro ainda do aspeto referido no item anterior, adicionalmente será também colocada à entrada do reservatório R6 uma caixa com válvula reguladora de caudal (que diminuirá todas as oscilações de pressão a montante consequência de não haver qualquer controlo de entrada), incluindo também medição de caudal, de forma a se poder controlar não só o volume saído do subsistema como, consequentemente, as perdas reais na rede de distribuição, atendendo que junto à válvula normalmente fechada também se instalou um medidor de caudal; 4. Renovação do sistema de telegestão que permite a ampliação do Centro de Comando existente para possibilitar a telemedida e telegestão do sistema distribuidor, trabalhando a informação recebida das caixas de ZMC e fornecendo importantes dados sobre a rede que, também devidamente trabalhados em software próprio, permitirão lançar assertivas e dirigidas campanhas de Controlo Ativo de Perdas (CAP). Com a concretização das etapas propostas não só se diminuem as perdas reais como, a partir das medições das caixas e com os respetivos valores medidos e trabalhados posteriormente no Centro de Comando, com software e hardware próprio e equipado para a gestão dessa informação, poder-se-á não só conhecer o efetivo estado da rede nos seus diversos locais, como também criar bases sólidas para um assertivo CAP.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

2,7
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,06 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 19,3 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Lagos 1,06 million € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024