Jump to main page content
Loading...

PRR Project

CAPACITAÇÃO DOS SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CADASTRAL SIMP

Project sheet

Name

CAPACITAÇÃO DOS SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CADASTRAL SIMP

Total project amount

52,04 thousand €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

52,04 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

Information unavailable

Expected end date

Information unavailable

Dimension

Resilience

Component

Forests

Investment

Land Registry and Land Use Monitoring System

Operation code

01/C08-i02.04/2023.P5276

Summary

Conhecer a estrutura da propriedade fundiária e a identificação dos seus proprietários, é indispensável e de uma importância inquestionável para o conhecimento efetivo do território e é também um fator de desenvolvimento territorial, com a importância que a informação cadastral tem na definição e execução de instrumentos de planeamento e gestão do território, na prevenção de riscos, nas decisões de atividade económica e nos exercícios de cidadania. O projeto do cadastro geométrico começou a ser executado em Portugal na década de (19)40 com o propósito de conhecer a delimitação dos prédios rústicos do território nacional, contudo, a sua execução revela uma grande disparidade na distribuição territorial do cadastro geométrico, relacionado em grande medida com a estrutura da propriedade e com a orografia do território nacional. A região norte e centro apenas possuem cadastro geométrico em situações pontuais, pelo que é premente colmatar esta lacuna. Com a publicação da Lei nº 65/2019, de 23 de agosto, foi generalizado o sistema de informação cadastral simplificada a todo o território nacional, que encontra agora no presente aviso a oportunidade de dar continuidade à capacitação da administração pública na implementação do dispositivo de representação gráfica georreferenciada (RGG) para os municípios que estavam a desenvolver o cadastro geométrico da propriedade rústica ou cadastro predial, no âmbito do Aviso do Portugal 2020. O concelho de Baião, com uma área aproximada de 175km2, distribuídas por 14 freguesias, é um território marcado por uma orografia de fortes contrastes, passando dos 60 para os 1416 metros de altitude em apenas 25 km. Assim, quer pelas características físicas do território, quer pelas características humanas, importa registar de forma perene o conhecimento do território, que muitas vezes se encontra salvaguardado pela memória dos mais velhos. Uma vez que a lei consagra a responsabilidade dos proprietários nas obrigações declarativas, a existência de uma plataforma eletrónica que reúne toda a informação relevante sobre os prédios é a oportunidade de harmonização da informação dos elementos identificativos e descritivos dos prédios entre as várias entidades públicas no mesmo sistema nacional de registo, contribuindo para a agilização, celeridade e simplificação dos processos de participação e/ou atualização da composição de prédios, quer na matriz, quer no registo predial. Neste sentido, podemos destacar um conjunto de objetivos a ter em conta com a presente candidatura para a implementação do sistema de informação cadastral simplificado no município de Baião: - Identificação da estrutura fundiária, - Harmonização dos elementos identificativos do prédio e respetivos titulares, entre o Registo Predial e o Registo Matricial; - Interoperabilidade e partilha de informação registral, matricial e georreferenciada relacionada com os prédios.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

52,04 thousand €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Baião 52,04 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024