PRR Project
A Joia da Lagoa conhecer para preservar
Project sheet
Name
A Joia da Lagoa conhecer para preservarTotal project amount
10 thousand €Amount paid
6,53 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P962Summary
O Agrupamento de Escolas Michel Giacometti é uma instituição de ensino público que estende a sua ação desde a educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, inserido na freguesia de Quinta do Conde, do concelho de Sesimbra e distrito de Setúbal. Este Agrupamento projeta-se como agente mobilizador e coordenador de uma ação educativa centrada na qualidade, em sinergia com a comunidade envolvente. A articulação equilibrada do conhecimento do meio envolvente com os princípios e valores assumidos pela comunidade deverá contribuir para a formação integral dos alunos, proporcionando experiências que promovam a formação sócio afetiva e o desenvolvimento de atitudes de abertura, cooperação e solidariedade numa perspetiva de educação para a cidadania e sentido cívico conforme preconizado no Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória.A vila de Quinta do Conde está próxima do mar e da serra e o AEMG apresenta um CFD com atividades regulares de vela e canoagem na Lagoa de Albufeira. Aqui encontramos um habitat constituído por plantas aquáticas que formam uma pradaria marinha. A instalação de um CCVnE, com o nome -a joia da Lagoa- permite dar a conhecer este ecossistema bem perto da nossa escola. As pradarias marinhas estão em risco e, dada a sua importância, na medida em que são hotspots de biodiversidade; sequestram e armazenam grandes quantidades de carbono na sua biomassa e sedimentos, fornecem serviços culturais que dão identidade às comunidades, urge a necessidade de alterar comportamentos e atitudes no sentido de mitigar os riscos para a perda de biodiversidade, da qualidade da água, dos recursos naturais. O CCVnE que nos propomos criar, na escola sede do AEMG permite o uso de metodologias que reforçam a organização de atividades e tarefas de caráter prático e experimental bem como a integração de projetos inovadores desenvolvidos na escola e fora dela, que ajudam os alunos a explorar novas possibilidades e cenários, dando-lhes uma perspetiva mais prática e contextualizada dos conteúdos. A iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola permite aumentar a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida; contribuir para a modernização dos modelos de ensino usados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias e estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas alunos de níveis diferentes. Para a concretização prevemos atividades diversificadas na sua metodologia tais como; saídas de campo, visitas de estudo, laboratórios, exposições, palestras, feiras de ciência entre outros.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 65,3 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Sesimbra 10 thousand € ,