Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Ciência Viva em Frazão

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

10 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P784

Summary

É urgente reconhecer o impacto do Homem e consciencializar para o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação dos seus habitats. Neste sentido, pretendemos construir um charco no recinto escolar. Os charcos são autênticos laboratórios ao ar livre, na medida em que estas pequenas massas de água permitem o estudo da sua biodiversidade e de diversos processos ecológicos, envolvendo várias áreas da ciência, entre as quais a Biologia e a Química. O charco pode ser usado para realizar vários estudos, enquadrados no “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”. Visa envolver alunos de todos os ciclos do ensino básico. A observação dos astros desperta para a subtileza deste “pequeno ponto azul” na vastidão do cosmos e para a sua fragilidade. Realça a singularidade que permite a vida na Terra e o difícil equilíbrio que não pode ser perturbado. Assim, a divulgação, a prática e o estudo da astronomia também incentivam a prática de hábitos ambientalmente sustentáveis e a preservação da Natureza. Assim, pretendemos pôr em prática observações noturnas (planetas, nebulosas) e diurnas (Sol e Lua); observações em ocasiões particulares, como a ocorrência de eclipses e trânsitos; atividades de exploração nos equinócios, nomeadamente, experiências relacionadas com as sombras, nascimento e pôr-do-Sol, e a experiência de Eratóstenes. Estas atividades envolvem toda a comunidade educativa (alunos, pais e amigos) e terão visibilidade nos meios de comunicação social da escola, através de astrofotografias acompanhadas de textos informativos realizados pelos alunos. A programação e a robótica promovem o desenvolvimento da autonomia, concentração, raciocínio, criatividade e colaboração em equipa. Desenvolvem a aptidão para se envolver e resolver desafios, criar procedimentos, adequar estratégias e empreender novos projetos, preceitos fundamentais num mundo cada vez mais digital e em evolução tecnológica acelerada. Assim, pretendemos dinamizar o “Clube de Programação e Robótica” na escola.O modelo tradicional de ensino é ainda amplamente utilizado por muitos professores e educadores, em que os alunos fazem papel de ouvintes, não ocorrendo aprendizagem efetiva. Temos a ambição de mudar práticas letivas e adequar as estratégias de ensino aos alunos de hoje. Para isso, implementaremos o “Ensino Experimental das Ciências” no pré-escolar e 1º ciclo, segundo o qual os professores levantam problemas do quotidiano para que os alunos busquem as soluções, aplicando o método de investigação científica. Já nos 2º e 3º ciclos constituiremos o “Clube de Ciência”, um espaço onde os alunos poderão realizar atividades experimentais e pequenos projetos científicos, nas áreas da Química, Física e Biologia, culminando numa “mostra de ciência”, onde os alunos poderão realizar atividades experimentais e pequenos projetos científicos, culminando numa “mostra de ciência”, onde os alunos apresentarão os seus projetos à comunidade escolar.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

9,1
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 100 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Paços de Ferreira 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024