PRR Project
Ciência Viva em Frazão
Project sheet
Name
Ciência Viva em FrazãoTotal project amount
10 thousand €Amount paid
10 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P784Summary
É urgente reconhecer o impacto do Homem e consciencializar para o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação dos seus habitats. Neste sentido, pretendemos construir um charco no recinto escolar. Os charcos são autênticos laboratórios ao ar livre, na medida em que estas pequenas massas de água permitem o estudo da sua biodiversidade e de diversos processos ecológicos, envolvendo várias áreas da ciência, entre as quais a Biologia e a Química. O charco pode ser usado para realizar vários estudos, enquadrados no “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”. Visa envolver alunos de todos os ciclos do ensino básico. A observação dos astros desperta para a subtileza deste “pequeno ponto azul” na vastidão do cosmos e para a sua fragilidade. Realça a singularidade que permite a vida na Terra e o difícil equilíbrio que não pode ser perturbado. Assim, a divulgação, a prática e o estudo da astronomia também incentivam a prática de hábitos ambientalmente sustentáveis e a preservação da Natureza. Assim, pretendemos pôr em prática observações noturnas (planetas, nebulosas) e diurnas (Sol e Lua); observações em ocasiões particulares, como a ocorrência de eclipses e trânsitos; atividades de exploração nos equinócios, nomeadamente, experiências relacionadas com as sombras, nascimento e pôr-do-Sol, e a experiência de Eratóstenes. Estas atividades envolvem toda a comunidade educativa (alunos, pais e amigos) e terão visibilidade nos meios de comunicação social da escola, através de astrofotografias acompanhadas de textos informativos realizados pelos alunos. A programação e a robótica promovem o desenvolvimento da autonomia, concentração, raciocínio, criatividade e colaboração em equipa. Desenvolvem a aptidão para se envolver e resolver desafios, criar procedimentos, adequar estratégias e empreender novos projetos, preceitos fundamentais num mundo cada vez mais digital e em evolução tecnológica acelerada. Assim, pretendemos dinamizar o “Clube de Programação e Robótica” na escola.O modelo tradicional de ensino é ainda amplamente utilizado por muitos professores e educadores, em que os alunos fazem papel de ouvintes, não ocorrendo aprendizagem efetiva. Temos a ambição de mudar práticas letivas e adequar as estratégias de ensino aos alunos de hoje. Para isso, implementaremos o “Ensino Experimental das Ciências” no pré-escolar e 1º ciclo, segundo o qual os professores levantam problemas do quotidiano para que os alunos busquem as soluções, aplicando o método de investigação científica. Já nos 2º e 3º ciclos constituiremos o “Clube de Ciência”, um espaço onde os alunos poderão realizar atividades experimentais e pequenos projetos científicos, nas áreas da Química, Física e Biologia, culminando numa “mostra de ciência”, onde os alunos poderão realizar atividades experimentais e pequenos projetos científicos, culminando numa “mostra de ciência”, onde os alunos apresentarão os seus projetos à comunidade escolar.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 100 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Paços de Ferreira 10 thousand € ,