Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Nel@science: conhecer a tTerra para intervir no mundo

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

5,09 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P781

Summary

O clube Ciência Viva na Escola Secundária de Nelas (Nel@science: conhecer a t(T)erra para intervir no mundo) tem como principal objetivo desenvolver a cultura científica nos alunos (diretamente) e na comunidade local (indiretamente, através dos alunos), explorando as atividades económicas de produtos tradicionais locais, como a vitivinicultura, a produção do queijo e do azeite à luz da ciência, permitindo que os alunos compreendam e apliquem conceitos básicos aprendidos nas diferentes disciplinas do currículo, promovendo, deste modo, o saber interdisciplinar que, de alguma forma, contribui para a compreensão integrada da t(T)erra em que vivem e os saibam depois transpor para o mundo do qual fazem parte. Sendo a aposta feita nos produtos endógenos da região que se situa entre as serras da Estrela e do Caramulo, visa-se, com este projeto, marcadamente regional mas com potencialidade mundial, “Consolidar uma cultura identitária de escola” (Objetivo 7.1. do Projeto Educativo), privilegiando “… a aproximação entre a escola e a comunidade no sentido de a ver reconhecida como um centro de excelência para a comunidade educativa e local”, promovendo “… a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o trabalho cooperativo dos docentes” (Prioridades 4 e 5 do Projeto Educativo), melhorando “… a cooperação entre a escola, a família e o meio, …”, fortalecendo “… a ligação com a autarquia, (…), as parcerias com empresas e instituições do concelho” e estimulando “… a curiosidade intelectual e a ambição cultural dos alunos” (Objetivos 3.1., 3.2., 5.2. do Projeto Educativo).Dada a fraca propensão dos alunos para a cultura científica, pretende-se alterar nos discentes a visão reducionista da ciência, fazendo-os perceber que ela explica muito do que se passa ao seu lado e é útil na compreensão do mundo em que se movimentam e existem. As atividades propostas estão pensadas não só no âmbito da sensibilização, mas também da capacitação de professores e alunos para trabalharem rigorosamente, a partir da sua realidade e do quotidiano, sob a forma de trabalho de projeto, o espírito crítico e criativo.O clube de Ciência Viva na Escola Secundária de Nelas há de ser um espaço de experimentação, reflexão e análise essencialmente prático, envolvente e cativante. Por isso, apostar-se-á na imagem do mesmo, criada pelo curso Profissional de Design e Comunicação Gráfica, na sua disseminação, socorrendo-nos das potencialidades do digital (TIC e disciplinas do Curso Profissional de Programador de Informática) e das exposições temáticas, na criação de condições para a prática experimental, em viagens de estudo e workshops temáticos, na disseminação dos projetos junto das comunidades escolar e educativa, em atividades que visam a saúde e o bem-estar.Na senda e com a mesma convicção do pedagogo Sebastião da Gama, dizemos: “Basta que a alma demos,/ com a mesma alegria,/ ao que desconhecemos/ e do que é do dia-a-dia”.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 50,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Nelas 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024