Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

ScienLab

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

7,27 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P596

Summary

O projeto que candidatamos, sob o título genérico de “Navegantes no Tempo”, concretiza o desafio de Alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, pois acreditamos numa educação que requer das escolas e das comunidades educativas compromissos educacionais relevantes com vista a dar resposta aos desafios do século XXI e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A proposta apresentada tem como finalidade estimular o interesse dos alunos, do pré-escolar ao profissional, pelas aulas de ciências e pela ciência em geral e levá-los a compreender a importância da ciência para si, para a sua comunidade e para a sociedade. Procura contribuir para o sucesso educativo dos alunos, baseado na metodologia STEAM, proporcionando-lhes aprendizagens significativas e que mobilizem o conhecimento científico adquirido para serem mais críticos e interventivos na sua comunidade e no mundo – serem cidadãos globais – pois, cada vez mais, os cidadãos são chamados a posicionarem-se em relação a questões que envolvem a ciência e a tecnologia.O tema da sustentabilidade, aliado à evolução das sociedades desde o tempo dos dinossauros ao presente e ao futuro em perspetiva, é crucial ser trabalhado e apropriado pelos alunos, famílias e comunidade em geral para um futuro mais sustentável. Não nos podendo dissociar da era de transição digital que vivemos, iremos integrar a programação e a robótica enquanto espaços potenciadores do desenvolvimento técnico e tecnológico em consonância com o Plano de Desenvolvimento Digital da Escola. Este projeto surge em articulação com outros programas e projetos em desenvolvimento no agrupamento e plasmados na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola e no Projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente, ao promover a qualidade do sucesso, através do aprofundamento de saberes científicos, literários, linguísticos, experimentais, tecnológicos e artísticos.Perspetiva-se o envolvimento dos alunos enquanto agentes da sua própria aprendizagem, das famílias e comunidade potenciando o seu aprendizado científico, assim como o trabalho intergeracional com os idosos institucionalizados.Outro aspeto que consideramos fulcral é a capacitação docente na área das ciências, no trabalho colaborativo e numa aposta forte na interdisciplinaridade e elaboração de cenários de aprendizagem e domínios de articulação curricular.Findo o financiamento estarão reunidas todas as condições para darmos continuidade ao Clube em contextos formais e não formais, daí que no último ano da candidatura não se apresentem verbas significativas pretendendo demonstrar a sustentabilidade financeira do mesmo.Este projeto será monitorizado e avaliado, em Conselho Pedagógico e Conselho Geral, com o contributo da Equipa de Autoavaliação, assegurando processos transparentes, coerentes e fidedignos. A avaliação permite medir o nível de adequação e de execução do projeto, fundamentando e refletindo sobre a necessidade da sua revisão e aperfeiçoamento.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 72,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Gavião 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024