PRR Project
Tejo é Vida
Project sheet
Name
Tejo é VidaTotal project amount
10 thousand €Amount paid
6 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P512Summary
O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita situa-se no concelho do Cartaxo. Em plena lezíria do Tejo, este território possui vincada tradição agrícola e vitivinícola, que se vai esbatendo à medida que o tempo e a proximidade da Grande Lisboa ditam mudanças na população e no seu modo de vida. Podemos afirmar que a população, cuja vida sempre esteve intimamente ligada ao rio, está hoje mais distante, quase esquecida na sua vida quotidiana daquele que modelou e criou os terrenos que hoje ocupamos. A atenuada relação com o rio Tejo torna-se mais evidente na geração dos nossos alunos, nascidos em pleno Séc. XXI, no qual o fulgor tecnológico deixa pouco espaço para olhar o mundo natural, menos ainda para refletir sobre ele.Estamos num momento crucial, em que se cruzam três gerações: os avós, muitos deles com uma vida dedicada à terra; os pais, a geração em que muitos escolheram vidas profissionais ligadas ao setor terciário e os nossos alunos, para quem o rio é, essencialmente, um local de lazer. Urge recentrar a atenção no rio, não apenas para preservar memória, mas essencialmente para perspetivar novas relações que podem ser criadas entre o Homem e o rio Tejo, assegurando a subsistência do primeiro e a manutenção do equilíbrio natural do segundo.É neste contexto que surge a criação do nosso Clube Ciência Viva na Escola, ao qual decidimos dar o nome de “Tejo é Vida”. A escolha do nome remete-nos para duas perspetivas: o rio Tejo é biodiversidade mas é também a essência de um modo de vida que fez e continua a fazer do Cartaxo um território único.Partindo destas premissas, decidimos que o nosso Clube irá proporcionar aos nossos alunos a multiplicidade de olhares que as diversas ciências nos permitem, ao mesmo tempo que procuraremos compreender como os modos de vida se foram transformando ao longo dos tempos para, por fim, perspetivarmos o que poderá ser o futuro da relação da população com o rio.Queremos que o nosso Clube seja o polo dinamizador das Ciências no Agrupamento e por isso queremos envolver todos os alunos do Agrupamento nas nossas atividades, procurando, sempre que possível articular as atividades a desenvolver com os currículos. As duas vertentes do nosso Clube traduzem esse desígnio: - “O Tejo ao longo dos tempos“ compreende atividades desenvolvidas no âmbito do currículo das diversas disciplinas e convoca a Biologia, a Física, a Geologia, a Geografia, a História e a Química para construção dos diferentes “olhares” sobre o Tejo. Nesta vertente trabalharemos com os nossos parceiros, nomeadamente as instituições científicas, que permitirão aos nossos alunos contactar com cientistas e com o trabalho que estes desenvolvem;- “Rio Tejo – visto por pequenos e graúdos” pretende englobar as atividades realizadas com as crianças e alunos dos primeiros ciclos de escolaridade e iniciativas que não estejam enquadradas na outra vertente.O Plano de Intervenção apresenta com maior detalhe as atividades que pretendemos desenvolver.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 60 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Cartaxo 10 thousand € ,