Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Cientific@Mente

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

6,6 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P430

Summary

1. Jogos sensoriais com alimentos. Atividades de culinária, de expressão plástica. Procura promover a educação alimentar e a educação para a saúde, a começar com as crianças do pré-escolar.2. Semana dos afetos. Promover as relações interpessoais, a solidariedade e o espírito de grupo, convidando os alunos a expressar esses valores por escrito.3. Semana das ciências: atividades práticas, laboratoriais e experimentais. Desenvolver a autonomia e o espírito crítico através da aprendizagem pela experiência. 4. Labirinto das artes: contacto com obras de arte, visita espaços museológicos/culturais (on-line e presencial), pintura, desenho, modelagem, esculturas, música e dança. Estimular a sensibilidade estética e alargar os horizontes culturais no campo das artes. 5. Dia da Árvore. Assinalar a efeméride com ações de sensibilização para as questões ambientais.6. Dia Mundial da Alimentação. Sensibilizar os alunos para a saúde e educação alimentar: Cálculo do IMC dos alunos e professores; elaboração/distribuição de panfletos; Roda dos Alimentos e Pirâmide Alimentar elaboradas pelos alunos). 7. Saída de campo ETA e ETAR de Vimioso. Reconhecer a importância da economia da água e dos problemas ambientais que afetam o planeta.8. Visita de estudo ao Centro Interpretativo das Minas de Argozelo. Valorizar o património geológico das minas de Argozelo.9. Feira de produtos da Terra. Reconhecer as potencialidades económicas numa região em que a agropecuária continua a ser a principal atividade.10. Participação no dia aberto do IPB: contactar com diferentes áreas do conhecimento: Saúde, TIC, Tecnologia, Robótica, Arte. 11. Incluir com arte. Estimular a educação estética e artística.12. Visita de estudo a Lisboa. Com caráter interdisciplinar, destina-se aos alunos dos 8.º e 9.º anos, que poderão vivenciar a realidade de uma grande cidade. O financiamento será parcialmente afeto ao Clube Ciência Viva, contando com a comparticipação da CMV. 13. Internet segura. Sensibilizar para o uso das TIC em segurança. Conta com a colaboração dos agentes da Escola Segura.14. “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. Promover a solidariedade com as pessoas com deficiência.15. Cruzeiro ambiental do Douro Internacional. Sensibilizar para o ambiente e conhecer a biodiversidade do rio Douro.16. Jornal Escolar Digital. Desenvolver a expressão escrita, o domínio das ferramentas digitais e divulgar as atividades que marcam a vida da escola.17. Clube Ciência Ativa. Desenvolver a atividade experimental e o conhecimento científico, proporcionando diversas experiências. 18. Clube de Artes: Presépio Escolar. Estimular a criatividade e o sentido estético dos alunos através da construção do presépio originalidade.19. Clube de Artes e Clube Europeu. Construir uma baleia em rede que permita ver no seu interior os efeitos da poluição dos mares.20. Matemática Digital. Desenvolver a aprendizagem da matemática com recurso a ferramentas digitais.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

9,6
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 66 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vimioso 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024