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Project sheet

Name

Clube Ciência Viva EUREKA!

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

2,8 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P394

Summary

Reconhecendo a necessidade de se criarem dinâmicas de articulação vertical no nosso Agrupamento de Escolas (que tem estabelecimentos de ensino do pré-escolar ao ensino secundário), tal como preconizado no nosso Projeto Educativo, e no sentido de se promover o gosto pela prática experimental, o clube que pretendemos criar vai levar aos estabelecimentos do pré-escolar e do 1ºciclo, e ainda aos alunos do 5ºano do 2ºciclo, num total de 43 turmas, um conjunto de atividades experimentais com caráter regular. Estas atividades serão dinamizadas por equipas de docentes de FQ e BG a que se somam docentes de outras áreas, numa Metodologia Stem/Steam, equipas essas que se deslocam a todas às turmas para implementarem atividades experimentais que previamente são preparadas com os docentes das turmas. Sendo o público-alvo as crianças mais novas, é de extrema importância potenciar a curiosidade que nestas idades apresentam, permitindo-lhes desenvolver capacidades instrumentais cada vez mais poderosas para compreender, explicar e atuar sobre o meio, de forma consciente e criativa tal como previsto no Currículo Nacional do Ensino Básico. Para além disso, é de extrema importância criar pontes e diálogos entre os docentes do 3ºciclo e secundário com os do pré-escolar,/1ºciclo/2ºciclo, ajudando-os na implementação de mais e melhor trabalho experimental, numa entreajuda profícua e salutar de partilha. Também se pretende abranger os Centros de Apoio à Aprendizagem, que lidam com alunos com dificuldades de aprendizagem, alunos da Educação Especial, envolvendo os docentes desse grupo disciplinar. Como se referiu, as equipas que vão ao terreno levando atividades da ciência, preferencialmente apelativas, às diversas turmas são preferencialmente equipas de docentes de grupos de recrutamento diferentes. Numa perspetiva horizontal, o clube irá abrir-se à entrada de professores de outras áreas afins com as ciências experimentais como a Matemática, que enriquecerão as atividades experimentais mas também outras áreas menos ligadas à ciência, como a Língua Portuguesa e as Artes, abrindo caminho a que novas áreas dialoguem com a ciência. Também equacionamos lançar o clube fora de portas e estabelecer parceria com um colégio privado de Vila Real. Igualmente gostaríamos que a Escola Amiga dos Pais fosse concretizada no nosso Agrupamento e dessa forma poder levar aos pais atividades experimentais, aumentando a literacia científica de outra faixa da comunidade educativa. A par disto, pretende-se dinamizar ciclos de palestras e trazer investigadores/professores universitários de reconhecido mérito; promover oficinas de formação entre docentes; tb trabalhar com o Clube de Robótica já existente; implementar o projeto MAPeAR, um programa da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD), pretende monitorizar a qualidade do ar, etc. As saídas de estudo/intercambios serão igualmente valorizados, bem como eventos para divulgação do Clube. Usaremos um blogue para divulgar as atividades do clube.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

8,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 28 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Real 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024