PRR Project
Energia Viva
Project sheet
Name
Energia VivaTotal project amount
10 thousand €Amount paid
10 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P1030Summary
O AEPOL baseia a sua visão “em princípios humanistas, sustentados no conhecimento, no espírito crítico, na criatividade e na inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento pessoal, bem-estar e solidariedade.” Projeto Educativo:Garantir a inclusão de todos os alunos; Apostar na qualidade de ensino e da aprendizagem; Promover o exercício de uma cidadania ativa e informada; Prevenir o abandono, o absentismo e a indisciplina dos alunos e Envolver pais e encarregados de educação na vida da comunidade educativa. O Clube de Ciência Viva (CCV) seria uma estratégia eficaz para contribuir para a consecução do PE do AEPOL e para dar resposta aos problemas elencados, os alunos do contexto de que falamos se motivam e entusiasmam com projetos/concursos em que lhes são lançados desafios, lhes proporcionam interação com outras escolas, em que eles representam a sua escola e, por esse motivo, o CCC será uma estratégia privilegiada. Através da metodologia STREAM, pretendemos abordar o currículo formal e informalmente, para desenvolver competências de saber científico, técnico e tecnológico, aliando a preparação para uma cidadania consciente.⇥ Vertentes: Ambiental, Exploração Cientifíca e Programação/Robótica, partindo de situações/problemas reais, através de trabalho colaborativo prático/experimental, utilizando a metodologia de projeto.2021/2022 - ano de preparação (ver PI);2022/2023 - ações que integram:Projeto Azul e Verde – Escola Azul, Ecoescolas, Geração +, Brigadas Verdes, Projetos/concursos, aulas de campo e visitas de estudo. Objetivos específicos: Desenvolver atitudes que valorizem o contributo da ciência para a sustentabilidade da vida na Terra; Aplicar conhecimentos, capacidades do domínio das ciências na resolução de problemáticas atuais e Articular saberes de diferentes disciplinas para viabilizar uma participação ativa na sociedade e a corresponsabilização em relação aos grandes problemas da globalização.Exploração Científica – Workshops interativos de experências laboratoriais e participação em projetos/concursos. Objetivos específicos:Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, gerando lógicas organizativas mais flexíveis; Compreender a ciência com objetivos e procedimentos próprios; Planear e/ou realizar atividades práticas experimentais diversificadas, trabalhos/projetos de ciência e Aplicar os conhecimentos da ciência na resolução de problemas de áreas do saber e do quotidiano. Programação Do IT – clube: scratch, microbit, modelação 3D, realidade virtual, vídeos, jogos, aplicativos, resolução de desafios (Apps for goods, MakeCode). Objetivos específicos:Proporcionar o contacto com conceitos básicos de programação de forma lúdica e pedagógica;Proporcionar desafios que estimulem a prática de conceitos de programação; desenvolver raciocínios lógico/abstratos e Desenvolver competências informáticas.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 100 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Matosinhos 10 thousand € ,