PRR Project
Torrão na rota da Ciência
Project sheet
Name
Torrão na rota da CiênciaTotal project amount
10 thousand €Amount paid
7,66 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P1011Summary
O Agrupamento de Escolas de Torrão situa-se num Território Educativo de Intervenção Prioritária, marcado pela pobreza, onde os interesses dos alunos divergem dos escolares. Sendo a Escola o “centro de massa crítica” da localidade, urge desenvolver ações que visem evitar práticas de abandono escolar e contribuam para a melhoria dos resultados escolares. A criação do Centro de Ciência Viva na Escola será uma importante ferramenta que permitirá aproximar a escola da comunidade.Situado no “coração do Alentejo”, o Agrupamento tem uma localização geográfica privilegiada em termos de um possível aproveitamento da energia solar, assim como a proximidade ao rio Xarrama, que desagua no Sado, de grande riqueza ao nível da fauna e da flora, são estes, recursos de relevância para a identidade do Clube. A premissa do Agrupamento é “Escola de Valores”, o qual tem sido trabalhado ao nível dos Domínios de Autonomia Curricular, no âmbito da Flexibilidade Curricular, e sob o qual pretendemos continuar a explorar valores ambientais, sociais, culturais ou outros. Pretende-se que as atividades realizadas no âmbito do projeto sejam inovadoras, inclusivas e reflexivas, de natureza científico-experimental (na sala de aula e/ou no exterior), que possibilitem desenvolver as aprendizagens, a autonomia e estimular a curiosidade dos alunos, promover a aquisição de uma cultura científica sistemática, sensibilizar para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia e desenvolver atitudes responsáveis face ao ambiente, de acordo com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.As ações previstas procuram proporcionar ambientes não formais de aprendizagem, de acordo com o plano de ação que integra o plano de intervenção e cujos objetivos também estão claramente especificados no referido documento, confluentes com os do Projeto Educativo do Agrupamento. Estabelece as parcerias adequadas à estratégia de articulação necessária à implementação do plano de ação.Procurámos envolver todos os alunos e promover a articulação vertical e horizontal, bem como a restante comunidade educativa e comunidade local. Propomos realizar formação docente no âmbito da Programação e Robótica adequada às diferentes áreas do saber e outras ações como: exposições, workshops, apresentações à comunidade, “chás com ciência”, mostras de ciência e tecnologias, visitas de estudo, saídas de campo, visitas de especialistas de instituições do Ensino Superior e outras realidades diferentes do que estão habituados, permitindo-lhes expandir horizontes.A elaboração desta candidatura tem implícita a vontade de criar práticas que eduquem para a proteção e preservação ambiental e que incutam nos nossos jovens o gosto pela ciência e o desafio pelo desenvolvimento sustentável. É primordial a educação integral, apoiada em sinergias institucionais e na aprendizagem de novos saberes ancorados na partilha intergeracional e orientados para uma mudança ecologicamente viável.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 76,6 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Alcácer do Sal 10 thousand € ,