Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Clube Ciência Viva na EB1 JI AEFHP “Aprender com STREAM”

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

8,56 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P1009

Summary

O CCVnE a instalar pretende dinamizar ações destinadas a alunos, mas também a docentes, famílias e comunidade escolar/local, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências, num meio onde escasseiam atividades científicas e culturais e em que as expectativas em relação à escola são, de um modo geral, baixas. Promoverá uma educação e cultura científicas necessárias à integração plena numa sociedade em constante mudança. No pré-escolar dinamizar-se-á por ano letivo duas sessões, por trimestre e em contexto de sala de aula, em cada um dos grupos do JI. A educadora de infância será coadjuvada presencialmente por um docente da equipa do CCVnE. Em cada uma das sessões será implementado um cenário de aprendizagem construído, colaborativamente por uma equipa multidisciplinar (educadora de infância e equipa de docentes do CCVnE), recorrendo a metodologias como o Storytelling, o Inquiry Based Learning ou o Projet Based Learning e de acordo com as orientações curriculares. Realizar-se-á em cada ano letivo pelo menos uma sessão, por videoconferência, entre uma turma da EB1 e um grupo do JI para divulgação do trabalho realizado e/ou resolução de um problema em conjunto, dando ênfase ao trabalho em grupo por parte dos alunos e ao trabalho experimental.No 1º ciclo implementar-se-á semanalmente na disciplina de Oferta Complementar (1h semanal),, designada por “Aprender com STREAM”, os cenários de aprendizagem desenhados por uma equipa multidisciplinar (professora titular de turma e equipa de professores do CCVnE) em que mobilizar-se-á as aprendizagens essenciais das diferentes áreas curriculares para um dado ano de escolaridade. Utilizar-se-á as metodologias já indicadas atrás. O professor titular de turma será coadjuvado semanalmente na implementação do cenário de aprendizagem por um docente da equipa CCVnE. Realizar-se-á em cada ano letivo e por turma: i) pelo menos uma sessão, por videoconferência, entre dois grupos de EB1 ou um grupo do JI e turma da EB1 para divulgação do trabalho realizado ou resolução de um problema em conjunto; ii) uma sessão de divulgação científica com um investigador.Ao longo do triénio 22/25, cada uma das turmas realizará pelo menos uma visita de estudo a um Centro Ciência Viva, Centro de Investigação ou MakerSpace da Biblioteca Municipal da Covilhã e uma saída de campo.Para apoiar a cocriação dos cenários de aprendizagem, far-se-ão ações de curta duração de capacitação docente nas áreas STREAM.Dinamizar-se-á workshops temáticos e ações de literacia digital, científica e tecnológica para Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local em geral.Participar-se-á numa rede regional de CCVnE que terá por objetivo estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de agrupamentos diferentes.No final de cada ano letivo, promover-se-á a avaliação do impacto no processo de aprendizagem e o grau de satisfação do CCVnE através da aplicação de questionários online a todos os intervenientes.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 85,6 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Covilhã 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024