Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

CTE Industrial da Escola Secundária José Saramago - Mafra

Total project amount

1,56 million €

Amount paid

468,44 thousand €

Non-refundable funding

1,56 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2024

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

Modernising education and vocational training services and establishments

Operation code

01/C06-i01.01/2022.P4215

Summary

Na ESJS a aposta nos Cursos Profissionais (CP), segue uma política de adequação da oferta formativa às necessidades territoriais, à disponibilidade de recursos humanos, instalações e equipamentos, bem como à procura dos alunos, fatores ponderados a cada ano letivo, de modo a proporcionar um ensino de qualidade que vá ao encontro das expectativas dos alunos e forme os profissionais que o mercado de trabalho necessita a cada momento. Cientes que este desígnio traz sucessivos desafios, no que respeita à modernização dos espaços, equipamentos e tecnologias disponíveis, que possibilitem a implementação de metodologias ativas e contribuam para uma maior inclusão e motivação dos alunos, vemos na candidatura aos CTE uma oportunidade sem precedentes. No CTE Industrial, iremos focar-nos naquela que é a indústria por excelência no nosso concelho: o turismo, a par, naturalmente, da hotelaria e restauração. De momento, nestas áreas dispomos dos CP Técnico/a de Turismo e Técnico/a de Restaurante-Bar, oferta que sabemos poder ser alargada a novos referenciais, caso sejam ultrapassadas as limitações que temos em termos de adequação das instalações. Com este projeto iremos requalificar o nosso pavilhão I, no qual funciona a oficina de restauração, melhorando a sua infraestrutura, apetrechando a cozinha e o bar com equipamentos modernos, que cumpram as normas de higiene e segurança em vigor, criando todas as condições para a instalação de um restaurante pedagógico que funcione com regularidade. Será ainda instalada a tecnologia em uso nos estabelecimentos da área e equipamentos digitais com vista à gravação de aulas práticas e à concretização de projetos dos alunos. Paralelamente será requalificada uma sala que poderá funcionar como sala de aula, ou com mais um espaço para a prática simulada na área do turismo. No edifício E, que será comum aos restantes CTE em candidatura, será instalada uma oficina de animação turística, que incluirá equipamentos e software com vista à produção de materiais de promoção turística e cultural, entre os quais mupis e equipamentos interativos, que irão proporcionar aos alunos o contacto com a digitalização que atualmente está patente na oferta turística e cultural disponível. Para uso nas atividades letivas das diferentes disciplinas e componentes de formação, apostaremos em software atualizados, com vista ao trabalho de projeto e à concretização das atividades propostas, bem como equipamento de acessibilidade para promover a inclusão de alunos com necessidades específicas. Finalmente, investiremos em robustecer a rede escolar que estará por detrás do funcionamento dos diferentes equipamentos e programas a adquirir, nomeadamente através da modernização da sala de servidores . Deste modo, iremos proporcionar aos alunos dos cursos em causa um processo de ensino-aprendizagem modernizado, sustentado nas evolução que estas áreas profissionais têm atravessado, indo ao encontro dos desafios colocados atualmente aos seus profissionais.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,8
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,56 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Mafra 1,56 million € ,
Source EMRP
19.12.2024