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Project sheet

Name

Centro Tecnológico Especializado dos Transportes & Logística

Total project amount

1,68 million €

Amount paid

842,4 thousand €

Non-refundable funding

1,68 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.09.2023

Expected end date

31.08.2025

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

Modernising education and vocational training services and establishments

Operation code

01/C06-i01.01/2022.P4117

Summary

Este projeto de investimento integra-se na categoria dos Centros Tecnológicos Especializados Industriais e dará resposta às 3 qualificações que o IPTrans vem oferecendo e que se enquadram nas elegíveis no aviso de candidatura: área de educação formação (AEF) 341 Comércio (341029 Técnico/a de Logística) e 840 Serviços de Transportes (840252 Técnico/a de Gestão de Transportes e 840341 – Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala - TTAE). A concretização do CTE dos transportes & logística, representa uma oportunidade estratégica para se ultrapassar as atuais dificuldades de captar mais alunos para estas ofertas. Na verdade, existe, atualmente, uma contradição entre a elevada procura empresarial de técnico/as qualificado/as para estas profissões e a correspondente procura por parte dos alunos. Esta realidade é particularmente sentida nas qualificações de Técnico/a de Logística e de Técnico/a de Gestão de Transportes. Por outro lado, levámos também em consideração a pontuação SANQ das referidas qualificações, que coloca, em primeiro lugar, o Técnico/a de Logística, com 8 pontos. Face a todo o exposto, o nosso projeto consiste em remodelar/modernizar instalações pré-fabricadas - onde funcionam, atualmente, as aulas práticas destes cursos -, transformando-as em: 1 armazém de receção de mercadorias; 1 sala do “arm sorter” (classificador de destinos de expedição); 1 armazém de expedição; 3 salas de aula; 1 sala TTAE-LAB; 1 espaço polivalente, para os 3 cursos. Esses espaços, irão ser equipados com os mais avançados equipamentos e tecnologias, os quais garantem a aproximação às operações de logística e transportes sem erro: cais de acostagem para veículos pesados de mercadorias com plataforma elevatória; tapete transportador das mercadorias extensível; sistema de armazenamento automatizado; “arm sorter” (classificador para expedição de encomendas); empilhador e outros equipamentos logísticos relevantes para a atividade; software de gestão de armazéns e de transportes (mercadorias e passageiros); simuladores de condução, incluindo de empilhadores; diverso equipamento ligado à atividade de “groundhandling” aeroportuário; equipamentos pedagógicos de ponta; e mobiliário educativo moderno e apelativo das melhores aprendizagens. Com a concretização do projeto, iremos articular uma forte e adequada estratégia de captação formandos: no âmbito dos protocolos celebrados com as escolas, iremos dinamizar a realização de visitas de estudo ao CTE, dos alunos do 9.º ano das escolas de Loures e de Odivelas (Municípios apoiantes), articulando essas visitas com a participação das empresas apoiantes (Bowe Intralogistics, LIDL, IKEA, Luís Simões, Barraqueiro, Groundforce, etc.), por forma a que os jovens se consciencializem da elevada tecnicidade desta profissões e das perspetivas de carreira, bem como o prosseguimento de estudos superiores, nomeadamente ao nível dos cursos de técnico/a superior profissional.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

84,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,68 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 50 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Loures 1,68 million € ,
Source EMRP
19.12.2024