Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Centro Tecnológico Especializado de Informática da ESHM

Total project amount

1,05 million €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

1,05 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

Modernising education and vocational training services and establishments

Operation code

01/C06-i01.01/2022.P4104

Summary

A candidatura da ESHM ao CTE de Informática decorreu de um processo concertado entre a Escola – direção e professores dos grupos de recrutamento de Informática e de Economia e Contabilidade – e a Câmara Municipal de Esposende, na qual participaram ainda as restantes organizações educativas do Concelho, os parceiros económicos e as entidades de ensino superior existentes no território. Neste processo, atendeu-se à coerência entre os recursos humanos e materiais da Escola, às necessidades que se anteveem ao nível da empregabilidade dos jovens do Concelho e à oferta formativa existente no território, de forma a adequar a formação de nível 4 tanto às saídas profissionais requeridas no tecido empresarial como à opção de prosseguimento de estudos em instituições de ensino superior em áreas afins. A Educação e Formação Profissional (EFP) está já devidamente consolidada na nossa instituição, pois tem sido possível abrir duas ou três turmas por ano, na sua maioria na área de Informática. Temos, assim, experiência acumulada na lecionação destes cursos e um corpo docente muito familiarizado com as suas dinâmicas. As taxas de conclusão, de sucesso de qualidade e de empregabilidade dos alunos que se inscrevem em cursos de EFP são sustentadamente elevadas, entendendo-se esta candidatura como uma oportunidade única para ajustar os processos aos resultados, perspetivando catapultar o ensino profissional enquanto opção válida para prosseguimento de estudos para todos os alunos. Esta candidatura é também entendida como uma oportunidade ímpar para consolidar a qualidade do ensino ministrado na Escola – avaliado pela equipa inspetiva da IGEC, em março último, com a notação de “Excelente” nos quatro domínios em análise – particularmente no que concerne aos indicadores de qualidade previstos na certificação EQAVET, ao processo de transição digital em curso e ao reforço da implementação da avaliação pedagógica (das e para as aprendizagens). Outro ponto crítico da candidatura decorre do processo de requalificação da Escola, que, no âmbito da segunda fase que se avizinha, exige, também a este nível, a concertação entre o equipamento a adquirir para as instalações que iremos alocar ao CTE e o projeto de arquitetura desenhado para o efeito. Houve, assim, o cuidado de harmonizar as diferentes posições – Escola, Câmara Municipal e Gabinete de Arquitetura – para uma solução de compromisso. A listagem de equipamentos a adquirir foi elaborada de forma articulada entre os docentes da Escola – que indicaram as suas necessidades em função dos módulos a lecionar nos cursos, e mais concretamente, da especificidade das disciplinas de cariz técnico –, as empresas parceiras da área de informática e as instituições de ensino superior parceiras, que dispõem já de salas equipadas para os cursos superiores que ministram e detêm, portanto, um conhecimento profundo sobre as características técnicas dos equipamentos e os seus potenciais fornecedores.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

77,8
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,05 million €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Esposende 1,05 million € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024