Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

Academia Informática D. Dinis, Lisboa

Total project amount

945,89 thousand €

Amount paid

283,77 thousand €

Non-refundable funding

945,89 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

02.10.2023

Expected end date

31.07.2024

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

Modernising education and vocational training services and establishments

Operation code

01/C06-i01.01/2022.P4093

Summary

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa presta um serviço público de educação de qualidade, adequando a sua oferta formativa às necessidades sentidas pela sociedade, adotando abordagens digitais para melhorar a qualidade do ensino e possibilitar aos nossos alunos uma formação que lhes forneça conhecimentos e competências para abraçarem os desafios do futuro. Tendo em conta que o agrupamento se situa num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), a criação do CTE além de ser um investimento em tecnologia e educação de qualidade é uma ferramenta poderosa para combater as desigualdades sociais, promover a inclusão, oferecer uma igualdade de oportunidades e uma maior equidade no acesso aos recursos disponíveis, transformando-se desse modo numa mais-valia para os nossos alunos e respetivas famílias e para a comunidade educativa em geral, ao possibilitar uma mudança da condição social e económica e potenciar a sua participação cívica. Com a implementação do CTE Informática pretende-se além de obter recursos tecnológicos de última geração e infraestrutura moderna (computadores, servidores, redes de alta velocidade, software especializado e outros equipamentos essenciais para o ensino de informática): Garantir aos alunos um acesso às tecnologias mais recentes e uma preparação que dê resposta às necessidades emergentes do mercado. Proporcionar aos alunos a participação em eventos e competições e desafios relacionados à área de informática, para que possam demonstrar as suas competências, ampliarem o seu conhecimento e estabelecerem contatos com profissionais e estudantes de outras instituições. Preparar os alunos para desenvolvimento de projetos inovadores e aplicar seus conhecimentos de forma prática. Esses projetos podem envolver áreas como inteligência artificial, análise de dados, segurança cibernética, desenvolvimento de aplicativos, entre outros. A candidatura e a obtenção de um centro tecnológico especializado podem trazer reconhecimento e prestígio para a instituição e seus alunos. Isso pode atrair mais alunos interessados em cursos de informática e fortalecer a reputação da instituição no mercado educacional. Estabelecer novas parcerias de modo a abrir portas para estágios, programas de mentorias, visitas técnicas e colaborações em projetos, proporcionando aos alunos experiências práticas e oportunidades de networking. Incluir programas de formação e capacitação para os professores, capacitando-os para oferecer um ensino de qualidade e alinhado com as necessidades do mercado. Assim, esta candidatura materializa o nosso contributo para a ambição nacional de melhorar o desempenho nestes indicadores internacionais, respondendo aos desafios constantes nos estudos de desenvolvimento estratégico locais e regionais elaborados para a área onde o nosso agrupamento se insere, fazendo dele um pólo escolar concretizador de aprendizagens de sucesso para a vida e para a integração ativa na sociedade.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

82,5
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

945,89 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Lisboa 945,89 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024