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PRR Project

Criação e desenvolvimento do Laboratório de Estudos e Tecnologia Automóvel - Centro Tecnológico Especializado de Me

Project sheet

Name

Criação e desenvolvimento do Laboratório de Estudos e Tecnologia Automóvel - Centro Tecnológico Especializado de Me

Total project amount

1,6 million €

Amount paid

479,47 thousand €

Non-refundable funding

1,6 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.10.2023

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

Modernising education and vocational training services and establishments

Operation code

01/C06-i01.01/2022.P3987

Summary

As opções de ação e investimento no CTE proposto foram idealizadas para transformar um espaço oficinal num laboratório automóvel dotado de capacidades de teste e ensaio a automóveis de diferentes gerações e características e oferecer com isso um ensino e uma formação de excelência, assente na digitalização, na abordagem por projetos, no trabalho colaborativo e na educação 5.0. A relação com as entidades parceiras protocoladas será um pilar na alavancagem do CTE no que toca ao potencial de investigação e desenvolvimento, divulgação da oferta, formação e capacitação dos docentes e dos alunos como futuros profissionais e na estratégia a seguir, que deverá repercutir o estado da arte e as necessidades do sector. A criação do CTE permitirá:- Fornecer serviços técnicos especializados às empresas locais que atuam no sector da mecatrónica automóvel, bem como setores conexos;- Realizar investigação e desenvolvimento de soluções de sistemas de condução, soluções sustentáveis aplicadas ao automóvel, sistemas de segurança, sistemas de energia e propulsão, a integração de sistemas e a conectividade, e outras que possam ser aplicadas em setores específicos para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos;- Fornecer formação para os trabalhadores das empresas locais, em áreas da mecatrónica automóvel, como a eletrónica, a automação, a robótica, a digitalização, a sustentabilidade entre outras, contribuindo para o desenvolvimento de uma mão-de-obra mais qualificada e especializada;- Testes e validação: o CTE pode realizar testes, ensaios e validação de técnicas, peças, componentes, conjuntos e outros, avaliando o desempenho a vários níveis, como a segurança, rendimento e sustentabilidade;- Consultoria técnica: o CTE pode fornecer serviços de consultoria técnica para empresas do setor automóvel;- Parcerias estratégicas no estabelecimento de novos protocolos com empresas do setor automóvel, universidades e autarquias, criando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de projetos e iniciativas que possam contribuir para o avanço do setor;- Continuar a colocar no mercado de trabalho profissionais qualificados, mas com um nível de conhecimento superior, proporcionado pelas condições que o CTE oferecerá;- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas do setor, apostando na manutenção do CTE em níveis de serviço adequados do ponto de vista do conhecimento e tecnologia disponível. O CTE irá ser equipado com equipamentos de última geração, tecnologicamente avançados, com integração de recursos digitais e acesso à rede, energeticamente mais eficientes, ambientalmente mais sustentáveis e certificados, que se podem dividir em grupos:- infraestrutura;- diagnóstico e dados técnicos;- motor e sistemas de propulsão;- sistema de direção;- sistemas de segurança;- inspeção automóvel;- climatização;- sistemas de travagem;- sistemas de transmissão;- serralharia;- eletricidade/eletrónica.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

65,3
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,6 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Oeiras 1,6 million € ,
Source EMRP
23.12.2024