Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

CTE Informático do AEL

Total project amount

1,1 million €

Amount paid

329,25 thousand €

Non-refundable funding

1,1 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2024

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

Modernising education and vocational training services and establishments

Operation code

01/C06-i01.01/2022.P3981

Summary

O nosso Centro Tecnológico Especializado de Informática visa preencher as lacunas territoriais no que se refere à formação específica em Gestão de equipamentos informáticos e informática de gestão, estando pensado para que os alunos que nos procurem saiam preparados para “enfrentar” o mercado de trabalho. O CTE de Informática propõe-se adquirir a FAS-200, equipamento que permitirá aos alunos a programação/experimentação na escola, familiarizando-os com as tecnologias e aplicações de produção digital em uso, preparando-os para uma indústria virada para o futuro, e permitindo-lhes realizar projetos que vão ao encontro do que as empresas/instituições peçam não se restringindo apenas a meros trabalhos académicos. Relativamente às infraestruturas, as salas pré-existentes de informática serão requalificadas, de modo a ficarem alocadas a níveis de execução (nível 1 e nível 2): duas com máquinas com configurações adequadas ao nível inicial (nível 1), para conteúdos que exijam recursos menos exigentes; três com máquinas de elevado desempenho (nível 2), com equipamento avançado, de modo a dar resposta às solicitações e à necessidade de utilização de programas de execução mais exigentes. Todas as máquinas, de última geração, foram selecionadas perspetivando o aumento da produtividade dos alunos, uma durabilidade expectável, no mínimo de sete anos, que diminuirá a libertação de materiais perigosos no meio ambiente o que diminuirá a pegada ecológica do CTE. Será apetrechada uma oficina (1), atual sala 148, com equipamento para dar resposta aos módulos/UFCD relacionados com hardware, com redes informáticas e eletrónica, onde haverá rentabilização de alguns recursos físicos já existentes do curso de CPTEAC e CPTGPSI, nomeadamente as quatro bancadas de eletrónica. Visando ainda a rentabilização de recursos, será criada uma outra oficina (2), em que serão incluídos equipamentos de tratamento de imagem, nomeadamente máquinas fotográficas, câmaras de videoconferência, e será rentabilizado o know-out adquirido com o curso profissional de Técnico de Multimédia, para a promoção e divulgação dos cursos interna e externamente. Para a adequação desta oficina aos cursos a que nos propomos, é necessário adquirir impressoras 3D, óculos virtuais para visualização de moldes no espaço, drones para teste, etc. Para a concretização dos objetivos estratégicos anteriormente referidos, é imprescindível um investimento financeiro integrando equipamentos/recursos pré-existentes no AEL e aliado a uma escolha ponderada, estruturada, pensada de modo a ser transversal a todos os cursos que o proponente se propõe a abrir, atingir o máximo de objetivos que sejam relevantes e contribuam para o desenvolvimento do território. A necessidade de ir ao encontro do que as empresas/instituições da região procuram e do que poderão necessitar, faz com que seja preciso um investimento de modo a proporcionar as condições ideais para lhes dar resposta.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

81,3
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

1,1 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Lousada 1,1 million € ,
Source EMRP
19.12.2024