PRR Project
CTE-Informática do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
Project sheet
Name
CTE-Informática do Agrupamento de Escolas José Belchior ViegasTotal project amount
1,08 million €Amount paid
324,99 thousand €Non-refundable funding
1,08 million €Loan funding
0 €Start date
01.09.2023Expected end date
31.12.2025Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
Modernising education and vocational training services and establishmentsOperation code
01/C06-i01.01/2022.P3915Summary
A E.S. José Belchior Viegas, para a lecionação dos cursos profissionais de informática, dispõe de três laboratórios de informática e as atividades do clube da robótica decorrem no Centro de Aprendizagem da Biblioteca Escolar. Assim, o presente projeto visa a modernização destes espaços. No que concerne às exigências curriculares das disciplinas da componente técnica, cada laboratório serve um propósito distinto e, para melhor identificação, recebeu um nome temático:- Laboratório do hardware: a disciplina de Arquitetura e Sistemas Operativos é de um cariz extremamente prático, pelo que avarias na rede ou nos equipamentos de informática, da escola representam oportunidades de aprendizagem. Os alunos, em ambiente pedagógico, podem contribuir para a manutenção do parque informático da escola e "Aprender Fazendo!".- Laboratório da programação: trata-se de um espaço criativo, a partir dos quais os alunos irão desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo, com a criação de algoritmos para a resolução de problemas. Assim, optou-se pela inclusão de equipamentos que fazem uso do sistema operativo OSX, de forma a proporcionarmos uma experiência mais ampla, no que concerne à utilização de diferentes ambientes computacionais.- Laboratório de desenvolvimento de jogos: A "gamificação" de conteúdos é uma área em plena expansão, pelo que, de forma a estimular os alunos, é extremamente útil dispor de um espaço que permita o desenvolvimento de jogos para as mais variadas plataformas, incluindo ambientes imersivos, como a realidade virtual e aumentada. Desta forma, para além da programação, os alunos devem desenvolver competências na área do desenho vetorial e 3D, de forma a criar as personagens para as quais vão doar comportamento, através da programação.- Laboratório das redes de computadores: neste espaço, haverá uma verdadeira infraestrutura de rede, separada da rede da escola, na qual os alunos podem treinar a configuração de todo o tipo de equipamentos passivos e ativos, tal como se estivessem a trabalhar em ambiente real.- Centro de Aprendizagem: trata-se de um espaço dinâmico (serve de sala de estudo, sala de aula ou de espaço criativo), no qual, de forma colaborativa, se desenvolvem projetos multidisciplinares, à semelhança dos que são criados pelo clube de robótica. Neste sentido, pretendíamos converter aquele espaço num verdadeiro "MakerSpace", no qual é possível "passar da ideia ao objeto", a partir da disponibilização de materiais e de ferramentas tecnológicas de construção/criação. Um espaço assim é ótimo para a abordagem pedagógica do tipo STEAM e "Project Based Learning", algo que se coaduna perfeitamente com o perfil do aluno deste CTE. Os restantes alunos e professores da escola podem também beneficiar deste espaço e melhorar as aprendizagens.- Sala dos servidores: atendendo à obsolescência dos equipamentos desta sala, vamos adquirir novos servidores de forma a incrementar a segurança, redundância e melhoria da velocidade no acesso aos recursos.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
1,08 million €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 30 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
São Brás de Alportel 1,08 million € ,