Projeto Portugal 2020
Linha do Norte – Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa (2.ª fase)
Ficha de projeto
Nome
Linha do Norte – Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa (2.ª fase) .Valor de financiamento
45,45 milhões € .Valor executado
25,16 milhões € .Código de operação
POCI-04-2655-FC-000005 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
A Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa incluída no projeto constante do PETI3+ da Linha do Norte, espinha dorsal da Rede Ferroviária Nacional, integra-se numa estratégia de desenvolvimento assente em princípios de aumento da eficiência, competitividade e sustentabilidade do sistema de transportes, dinamização do crescimento económico e aumento da coesão social e territorial, traduzindo-se numa intervenção fundamental para o desenvolvimento do sistema ferroviário. Este projeto de investimento insere-se no objetivo geral de modernização da Linha do Norte e incide no troço compreendido entre Alfarelos (PK 192,630) e Pampilhosa (PK 232,850). Os trabalhos inclusos na presente Operação integram a Fase 2 desse projeto e decorrerão em simultâneo às intervenções previstas para os troços Santana/Cartaxo-Entroncamento e Ovar-Gaia. As intervenções previstas para cada um destes troços, apesar de contribuírem para o objetivo global de modernização da Linha do Norte são técnica e financeiramente independentes e em todos os casos a materialização do investimento repartiu-se em duas fases. No que respeita ao troço Alfarelos-Pampilhosa, a Fase 1 incluiu as ações necessárias para ultrapassar as principais limitações à exploração, centrando-se na instalação de sistemas de sinalização eletrónica, telecomunicações e controlo de velocidade, na construção de desnivelamentos para supressão de passagens de nível, no alteamento e prolongamento das plataformas de passageiros e adaptação dos acessos pedonais. Incluiu, também, a realização de vários estudos e projetos. A Fase 2 integra os trabalhos de renovação integral de via (superestrutura e infraestrutura) entre Alfarelos e Pampilhosa (excluindo o troço de via na zona da Estação de Coimbra B, entre os km 216+800 e 218) incluindo trabalhos de terraplenagem e drenagem, a implementação de um sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção, a execução de passagens desniveladas, a estabilização de taludes, a instalação do sistema de telecomando e a adaptação do sistema de sinalização eletrónica. Os layouts ferroviários das estações e apeadeiros a intervencionar serão mantidos e prolongadas e alteadas as plataformas de passageiros, que ficarão com comprimento de 80 metros, à exceção de Alfarelos com 150 metros. A conclusão da modernização visa dotar esta linha de condições homogéneas de exploração, eliminando constrangimentos, aumentando os níveis de segurança e fiabilidade da infraestrutura e permitindo prolongar a extensão dos trechos com a prática da velocidade de 140 km/h. Resumindo, concluída a modernização deste troço serão obtidas melhores condições de exploração ferroviária, através da uniformização dos patamares de velocidades praticadas. Este projeto possibilitará a eliminação dos afrouxamentos atualmente existentes e que são causadores de atrasos na ordem dos cerca de nove minutos (9 minutos) na via descendente e de onze minutos (11 minutos) na via ascendente da Linha do Norte, quando em comparação com os horários planeados.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL, S.A.
Distribuição geográfica do financiamento
45,45 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por sub-região
1 sub-região financiada .
-
Região de Coimbra 45,45 milhões € ,