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Projeto Portugal 2020

Linha do Norte – Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa (2.ª fase)

Ficha de projeto

Nome

Linha do Norte – Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa (2.ª fase) .

Valor de financiamento

45,45 milhões € .

Valor executado

25,16 milhões € .

Código de operação

POCI-04-2655-FC-000005 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa incluída no projeto constante do PETI3+ da Linha do Norte, espinha dorsal da Rede Ferroviária Nacional, integra-se numa estratégia de desenvolvimento assente em princípios de aumento da eficiência, competitividade e sustentabilidade do sistema de transportes, dinamização do crescimento económico e aumento da coesão social e territorial, traduzindo-se numa intervenção fundamental para o desenvolvimento do sistema ferroviário. Este projeto de investimento insere-se no objetivo geral de modernização da Linha do Norte e incide no troço compreendido entre Alfarelos (PK 192,630) e Pampilhosa (PK 232,850). Os trabalhos inclusos na presente Operação integram a Fase 2 desse projeto e decorrerão em simultâneo às intervenções previstas para os troços Santana/Cartaxo-Entroncamento e Ovar-Gaia. As intervenções previstas para cada um destes troços, apesar de contribuírem para o objetivo global de modernização da Linha do Norte são técnica e financeiramente independentes e em todos os casos a materialização do investimento repartiu-se em duas fases. No que respeita ao troço Alfarelos-Pampilhosa, a Fase 1 incluiu as ações necessárias para ultrapassar as principais limitações à exploração, centrando-se na instalação de sistemas de sinalização eletrónica, telecomunicações e controlo de velocidade, na construção de desnivelamentos para supressão de passagens de nível, no alteamento e prolongamento das plataformas de passageiros e adaptação dos acessos pedonais. Incluiu, também, a realização de vários estudos e projetos. A Fase 2 integra os trabalhos de renovação integral de via (superestrutura e infraestrutura) entre Alfarelos e Pampilhosa (excluindo o troço de via na zona da Estação de Coimbra B, entre os km 216+800 e 218) incluindo trabalhos de terraplenagem e drenagem, a implementação de um sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção, a execução de passagens desniveladas, a estabilização de taludes, a instalação do sistema de telecomando e a adaptação do sistema de sinalização eletrónica. Os layouts ferroviários das estações e apeadeiros a intervencionar serão mantidos e prolongadas e alteadas as plataformas de passageiros, que ficarão com comprimento de 80 metros, à exceção de Alfarelos com 150 metros. A conclusão da modernização visa dotar esta linha de condições homogéneas de exploração, eliminando constrangimentos, aumentando os níveis de segurança e fiabilidade da infraestrutura e permitindo prolongar a extensão dos trechos com a prática da velocidade de 140 km/h. Resumindo, concluída a modernização deste troço serão obtidas melhores condições de exploração ferroviária, através da uniformização dos patamares de velocidades praticadas. Este projeto possibilitará a eliminação dos afrouxamentos atualmente existentes e que são causadores de atrasos na ordem dos cerca de nove minutos (9 minutos) na via descendente e de onze minutos (11 minutos) na via ascendente da Linha do Norte, quando em comparação com os horários planeados.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

45,45 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por sub-região

1 sub-região financiada .

  • Região de Coimbra 45,45 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
29.02.2024