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Ficha de projeto

Nome

D2Gov_Freixo de Espada à Cinta .

Valor de financiamento

83,3 mil € .

Valor executado

51,85 mil € .

Código de operação

NORTE-09-0550-FEDER-000114 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são importantes ferramentas para a administração pública. Atendendo às mudanças recentes que se têm verificado em várias áreas da sociedade e da economia, há a necessidade de os serviços públicos se adaptarem a essas alterações de modo a dar uma resposta mais eficaz e eficiente. Essas alterações passam pela modernização a nível administrativo tendo em vista corresponder melhor às necessidades dos cidadãos e das empresas. As TIC permitem assim superar determinadas infraestruturas deficientes, fazendo com que a distância do cidadão e das empresas em relação aos centros de decisão deixe de constituir um obstáculo. Relativamente aos órgãos executivos e de gestão dos serviços públicos, as TIC são também extremamente eficazes tendo em vista uma melhor ação governativa. Nos últimos anos, o município de Freixo de Espada à Cinta tem vindo a apostar na modernização dos seus serviços públicos e administrativos através da dotação de sistemas de informação diversos na sua estrutura interna. Com a presente operação pretende-se dar continuidade a esse esforço de modernização no sentido de implementar uma plataforma de faturação eletrónica de modo a que a mesma venha contribuir para redução quer do tempo de processamento, quer do consumo de papel e, em simultâneo permitir que o conteúdo de cada fatura recebida pelo município possa, de forma automática, ser capturada, tramitada informaticamente e integrada com as aplicações SIGMA-POCAL e SIGMA-Águas em uso no Município. Além desta ação e tendo em vista uma integração completa, assim como o tratamento automatizado da informação, torna-se necessária a atualização da aplicação de gestão contabilística e a integração de um conector de ligação automática M2M à plataforma de faturação eletrónica. Por outro lado e tendo em vista garantir a continuidade do serviço em caso de falha catastrófica dos sistemas municipais e facilitar a comunicação e a colaboração dentro do município e com entidades externas como clientes e fornecedores, pretende-se também desenvolver uma solução de “disaster recovery” que integra ainda uma solução “Cloud”, com uma elevada disponibilidade (99,9%), constituindo um “advance level” na abordagem a arquiteturas e TI e será suportado numa plataforma alojada em Data Center externo, permitindo ganhos operacionais significativos, baixo “go to market” com preços competitivos. Pretende-se também implementar uma aplicação de criação e gestão de formulários (de modo que possa ser utilizada a partir da página web do município) a fim de que a conetividade de serviços para com os cidadãos seja garantida, bem como uma aplicação de gestão de obras particulares (com o intuito de tornar mais fácil e célere o acesso aos processos de obras particulares dos munícipes), sendo necessário adquirir serviços de consultoria e implementação de processos, a fim de que os mesmos possam vir a ser devidamente integrados na estrutura do município. Outra das implementações passa pela aquisição de servidores de base de dados e de serviços (webserver), contendo virtualização para um melhor complemento. Por fim pretende-se adquirir equipamento de digitalização a fim de converter processos de obras do arquivo municipal em ficheiros digitais de modo que os mesmos sejam disponibilizados ao cidadão de uma forma mais rápida e acessível.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

83,3 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Freixo de Espada à Cinta 83,3 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024