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Project sheet

Name

Polo de Inovação de Nelas

Total project amount

770,25 thousand €

Amount paid

219,15 thousand €

Non-refundable funding

770,25 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

09.09.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Investment and innovation

Investment

Research and innovation agenda for the sustainability of agriculture, food and agroindustry [Innovation Agenda for Agriculture 20|30]

Operation code

01/C05-i03/2021.PPRR-C05-i03-P-000055

Summary

O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão (CEVDão), unidade orgânica da atual DRAPCentro, foi criado em 1946, por iniciativa da ex-Direcção Geral dos Serviços Agrícolas - Repartição de Serviços Vitivinícolas, com o objetivo de desenvolver um conjunto de atividades experimentais que permitissem o apoio técnico aos vitivinicultores da região do Dão. Para o efeito, incumbiu a Estação Agrária de Viseu, em 1945, de fornecer informação detalhada sobre os meios necessários à sua instalação. Face à impossibilidade de produzir vinhos de qualidade nas parcelas da Estação Agrária de Viseu, por razões edafoclimáticas, procurou-se outro local com características que satisfizessem as exigências para a produção de vinhos do Dão. O local eleito foi a Quinta da Cale, em Nelas.A criação do Posto de Nelas, designação dada ao Centro nessa época, teve como objetivo promover a investigação vitivinícola regional, com vista à valorização dos vinhos do Dão. Atualmente este é um objetivo ainda continuado pelo CEVDão através do desenvolvimento de atividade experimental e de transferência do conhecimento adquirido para o sector vitivinícola. A generalidade dos ensaios é realizada em parceria com entidades diversas como sejam as Universidades, os Institutos Politécnicos, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e outros agentes do sector. Tem assim contribuído para o reforço da competitividade da vitivinicultura nacional e regional e consequentemente para a criação de valor na fileira.Algumas linhas de trabalho experimental, como sejam a caracterização das castas do Dão, que suportou a definição da lista de castas recomendadas para a região, ou de seleção e condução da casta Touriga Nacional, que permitiram o seu ressurgimento e expansão na região, nos anos 90 do século passado, e depois o alargamento a outras regiões do país e do mundo, são alguns bons exemplos dos trabalhos executados neste Centro.Atualmente desenvolvem-se linhas de trabalho para a preservação e caracterização do vasto património das castas regionais, de forma a evitar a sua erosão devido ao arranque e abandono das vinhas velhas, e para identificação do seu potencial qualitativo, de forma a melhor enfrentar os desafios futuros relacionados com as alterações climáticas.O conhecimento obtido é transmitido aos vitivinicultores de diferentes formas: aconselhamento técnico, ações de divulgação, formação prática, palestras, boletins e artigos científicos e técnicos e fornecimento de material vegetal selecionado.A Quinta da Cale é uma propriedade com 10 hectares. Possui 6,18 hectares de vinha plantada, adega, laboratórios de apoio, instalações administrativas e de apoio à exploração. A atividade desenvolvida no CEVDão centra-se nas seguintes áreas:1 - Aplicação da OCM – Em representação do IVV, efetua a regulação do potencial da produção vitícola na região do Dão e Lafões;2 - Atualização do Registo Central Vitícola – SIVV;3 - Fornecimento de material vegetal de castas regionais;4 - Aconselhamento técnico;5 - Transmissão do conhecimento;6 - Desenvolvimento experimental - O conhecimento transmitido aos viticultores é obtido fundamentalmente através de ensaios experimentais desenvolvidos no CEVDão que visam a obtenção de respostas para alguns dos problemas mais prementes da vitivinicultura do Dão, que se dividem em três grupos:a) Condução da vinha;- Intervenções em verde;- Regime hídrico;- Técnicas de manutenção do solo;b) Prospeção, conservação e caracterização do património genético de vitis e seleção das castas regionais do Dão;- Avaliação do Potencial Cultural e Enológico das Castas do Dão;- Seleção genética da videira;- Preservação da variabilidade genética das Castas de Videira Autóctones da Região do Dão;- Castas minoritárias;- Castas resistentes a pragas e doenças;c) Fitossanidade da videira.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

0,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

770,25 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 28,5 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Nelas 770,25 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
03.10.2024