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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

334,37 mil €

Valor pago

0 €

Financiamento não reembolsável

334,37 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2022

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000212

Sumário

O Município de Gondomar pertence ao Distrito do Porto e integra a NUT II da Região Norte e a NUT III da Área Metropolitana do Porto. Com uma área territorial de 131,9 km2 (INE, 2018), e considerado o 7.º maior concelho da AMP, está subdividido em 7 Freguesias/Uniões de Freguesia, sendo a maioria com tipologia de área urbana – Rio Tinto; S. Cosme, Valbom e Jovim; Fânzeres e S. Pedro da Cova e Baguim do Monte. A União de Freguesias de Melres e Medas e a Freguesia da Foz do Sousa são classificadas como mediamente urbanas e as Freguesias de Covelo e Lomba predominantemente rurais. Apresenta uma densidade populacional aproximada de 1.257,1 habitantes/km2 (Pordata, 2020). Ocupa atualmente o 4º lugar em termos de população residente, com 164 277 habitantes (com um decréscimo de 2,2% em relação a 2011, com 168.027 habitantes). No que se refere ao nº de população residente por freguesia, destaca-se por ordem decrescente: Rio Tinto; S. Cosme, Valbom e Jovim; Fânzeres e S. Pedro da Cova; Baguim do Monte; Foz do Sousa e Covelo; Melres e Medas e Lomba. Entre 2011 e 2021, verifica-se que em quase todas as Freguesias há um decréscimo de população, com exceção de Rio Tinto. Os agregados domésticos são compostos, maioritariamente, por 2 pessoas (21588), seguido de 3 (16588) e de agregados com 1 só pessoa (12669). As Freguesias com maior nº de agregados, por ordem decrescente, são: Rio Tinto; S. Cosme, Valbom e Jovim; Fânzeres e S. Pedro da Cova, sendo a Lomba a Freguesia com menor número de agregados (486). Com base na caracterização da população e nos processos de territorialização da pobreza e de exclusão social de Gondomar, urge a necessidade de assegurar uma maior capacidade de intervenção nestes contextos, sendo a medida do Radar Social o contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento do território, priorizando o benefício das pessoas, famílias e comunidades, em estreita colaboração com os instrumentos estratégicos, em fase de atualização. De entre as respostas sociais de reforço da coesão social do território, contam o Serviço de Atendimento Integrado de Gondomar (AIG) e as respostas sociais disponibilizadas pelo Município. O AIG, cujo processo de transferência de competências ao nível da ação social – RSI e Ação Social - ocorreu em abril de 2022, assenta no modelo de atendimento descentralizado No que se refere aos processos ativos de agregados familiares em situação de vulnerabilidade social (AF) em 2023, verifica-se que neste momento se encontram em acompanhamento social um total de 4788 AF, que perfazem um total aproximado de 10358 pessoas, correspondente a 17% da população total residente. Conjugando estes dados, e comparativamente com a população do Município, estes revelam, e à malha fina, uma preocupação e um olhar privilegiado, enquanto população fragilizada, com múltiplos problemas e fatores de exclusão social, que de forma premente, justificam a necessidade desta candidatura, com vista à promoção da inclusão e do desenvolvimento social, de forma justa, coesa e equitativa. Dada a complexidade destes desafios, a adequação e pertinência da presente candidatura assenta na necessidade de criação de formas de articulação e de conhecimento pela medida do Radar Social, que permite ligar as necessidades identificadas com o tecido institucional e a implementação de medidas concertadas, eficazes e com um impacto social significativo e inclusivo. A crescente complexidade dos fenómenos sociais exige o desenvolvimento de intervenções integradas e multissectoriais, assentes em vários olhares e práticas partilhadas de construção de soluções e de planeamento integrado e sistémico, numa ação concertada de desenvolvimento social. Paralelamente, as dinâmicas impulsionadas pelo papel conferido ao Município, no processo e quadro geral da transferência de competências ao nível da ação social, (re)ativam a necessidade de se criarem condições para os processos de restabelecimento, autonomia e inclusão social das populações em situação de vulnerabilidade social, com raízes no trabalho de parceria efetivo, alargado e dinâmico e em instrumentos de diagnóstico e planos de ação sustentados do território de Gondomar. Face ao exposto, apresenta-se como objetivo geral da presente candidatura a atualização de instrumentos estratégicos e de planeamento que permitam reforçar as metodologias de intervenção integrada e a criação de sinergias locais e respostas sociais inovadoras e inclusivas para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza, bem como a referenciação em contexto de vida da pessoa ou da família nestas condições sociais, com ativação e georreferenciação de recursos locais da Rede Social de Gondomar, potenciando a sua sustentabilidade enquanto instrumentos estratégicos para moldar políticas locais de inclusão social.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

50,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

334,37 mil €

Valor total do projeto

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Gondomar 334,37 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024