Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Sobre o Portal

Portal de informação pública sobre o funcionamento e transparência do Estado Português, abrangendo diversas áreas com interesse para os cidadãos e entidades.

Sobre o Portal Mais Transparência

O Portal Mais Transparência é uma plataforma que permite aos cidadãos acederem a informação disponibilizada pelo Estado de forma mais acessível, reforçando a sua relação de confiança com a Administração Pública.

O Mais Transparência implementa a medida 70 do programa Simplex 2020/2021 e, no que diz respeito à área temática “Fundos Europeus”, o portal evoluirá para a total concretização do estipulado no Art. 360º da Lei do Orçamento do Estado (Lei nº 75-B/2020 de 31 de dezembro).

O caminho percorrido

A transparência é um dos valores essenciais de qualquer democracia.

Mais do que uma prestação de contas, a transparência é também um dos pilares da cidadania.

Um desafio permanente à partilha da informação de forma clara e inteligível com a sociedade civil, facilitando a sua participação nos temas que a todos dizem respeito no dia-a-dia.

O Portal Mais Transparência assume-se como uma ferramenta relevante em todo este processo de partilha e envolvimento.

Desde o primeiro momento, a voz do cidadão foi uma peça essencial da construção do portal. Com vista a incorporar as ideias, preocupações e desejos dos cidadãos, foram realizadas entrevistas, questionários e workshops de cocriação.

Ouvir os cidadãos na construção de uma visão estratégica para o Portal Mais Transparência, ajudou não só a colocar as pessoas no centro de todas as preocupações e atenção, mas também, a enriquecer o valioso trabalho estratégico e operacional feito por muitos dos profissionais e equipas da Administração Pública, que participaram na criação deste portal.

O envolvimento de cidadãos com necessidades especiais no desenho e teste da plataforma permitiu incorporar melhorias garantindo a acessibilidade a todos os cidadãos.

Aspirações

O portal Mais Transparência é…

Imparcial

Afirma uma postura de rigor e objetividade no tratamento de toda a informação publicada.

Credível

Certifica a utilização das melhores fontes de dados.

Atualizado

Possibilita a consulta da mais recente informação existente.

Claro

Reconhece a importância de simplificar a linguagem e a apresentação da informação.

Tangível

Garante que a informação traduz conceitos concretos, aplicáveis ao dia-a-dia dos cidadãos.

Integral

Integra dezenas de fontes de dados abertos relevantes para a transformação em informação útil para os cidadãos.

Plataforma em constante evolução

Os conteúdos do Portal Mais Transparência vão abranger um conjunto de áreas temáticas muito alargado da relação dos cidadãos com o Estado nos seus diferentes níveis.

Contudo, é fundamental ter em atenção que o conjunto destas áreas não é estanque e crescerá ao longo do tempo, garantindo a versatilidade da plataforma.