Saltar para o conteúdo principal da página
Loading...

Projeto Portugal 2020

Porto de Leixões - prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores

Nota importante

Os valores apresentados não contemplam a execução do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que será disponibilizado em breve pelas entidades responsáveis.

Ficha de projeto

Nome do projeto Porto de Leixões - prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores .
Data de conclusão 30.06.2023 .
Financiamento total 31,1 milhões € .
Valor gasto 6,4 milhões € .
Sumário

A Operação “Porto de Leixões – prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores, consiste no prolongamento do quebramar em 300 metros, com alteração da sua inclinação e insere-se no Projeto Global relativo à construção de um novo terminal de contentores no porto de Leixões, que, com fundos a -14,8 metros, permitirá a receção de navios de até 6 000 TEU (cerca de 280 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,8 metros de calado). O Projeto Global possui, assim, uma abrangência mais alargada do que a Ação indicada para comparticipação comunitária e no âmbito da qual está a ser apresentada a candidatura ao RAIT/COMPETE 2020, relativa ao prolongamento do quebra-mar exterior do porto de Leixões, encontrando-se o sucesso da implementação do novo terminal de contentores, por razões de índole física, dependente da Ação, tal como explicitado ao longo da presente memória descritiva. Respondendo às necessidades e tendências de mercado no setor do transporte marítimo internacional e dos portos, o Projeto assume uma relevância estratégica para o core business do porto de Leixões, permitindo, entre outros benefícios, um aumento da sua eficiência, mediante a diminuição dos tempos de espera dos navios e, através da melhoria da conetividade nacional com o resto da Europa e do mundo e da intermodalidade das infraestruturas, o reforço da sua posição e competitividade a nível europeu, do qual também o seu hinterland será beneficiado. O novo terminal de contentores assume uma relevância estratégica significativa no contexto portuário europeu, enquadrando-se não só na componente nacional da política de transportes, mais concretamente na Estratégia do Governo Português para o Aumento da Competitividade Portuária no período compreendido entre 2017 e 2026, como também na componente europeia, na medida em que o porto de Leixões constitui um porto da rede principal da rede transeuropeia de transportes, integrado no corredor atlântico. A operação “Porto de Leixões – prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores” constitui um passo prévio e necessário para a efetiva concretização do Projeto, na verdade a mesma, por si só, não se afigura suficiente para alcançar a integralidade dos objetivos pretendidos com o novo terminal de contentores.

Distribuição geográfica do financiamento

31,1 milhões €

Financiamento total do projeto

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 31,1 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
28.02.2022