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Project sheet

Name

LA 7.5. Territórios rurais inteligentes

Total project amount

310,38 thousand €

Amount paid

71,39 thousand €

Non-refundable funding

310,38 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

09.09.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Investment and innovation

Investment

Research and innovation agenda for the sustainability of agriculture, food and agroindustry [Innovation Agenda for Agriculture 20|30]

Operation code

17/C05-i03/2022.PPRR-C05-i03-I-000237-LA7.5

Summary

At.1) Proposta de criação de um Sistema Alimentar Local, baseado num modelo de organização e funcionamento de uma Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) Tar.1) Avaliação técnico-económica e definição dos critérios de acesso à RPLA: 1) Produtores (IB, IE, CAE, licenciamentos, MPS + em conversão MPS); 2) Produtos (produção primária de origem animal e vegetal; transformados; modos de produção, etc), At.1) Proposta de criação de um Sistema Alimentar Local, baseado num modelo de organização e funcionamento de uma Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) Tar.2) Cadastrar os produtores locais do Algarve. Inventariação de produtores e produções locais. Identificar as variáveis de caraterização (localização, contatos, produtos e épocas de produção, capacidade/oferta produtiva, modos de produção, situação legal, etc), estabelecer relações entre produtores e consumo, At.1) Proposta de criação de um Sistema Alimentar Local, baseado num modelo de organização e funcionamento de uma Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) Tar 3) Sistema de Informação georreferenciado / Base de dados RPLA (produtores, produtos e sistemas produtivos). Análise funcional do sistema, Definição estrutura de permissões (perfil de utilização), Desenvolvimento SI (plataforma, tipo BD), At.1) Proposta de criação de um Sistema Alimentar Local, baseado num modelo de organização e funcionamento de uma Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) Tar 4) Acompanhamento e monitorização da RPLA / gestão da informação, At.2) Proposta de criação e registo de Marca, Regulamento e Sistema de Certificação da Marca, para identificação dos produtos agroalimentares provenientes de produtores validados na RPLA Tar 1) Elaborar proposta de criação de Marca (Selo), Regulamento, Certificação e modelo de gestão da Marca, At.2) Proposta de criação e registo de Marca, Regulamento e Sistema de Certificação da Marca, para identificação dos produtos agroalimentares provenientes de produtores validados na RPLA Tar 2) Condições de funcionamento e adesão à Marca (validação de produtores). Definição das condições de adesão (ficha de inscrição); Custos Associados; Requisitos (definidos no Regulamento de Adesão à Marca); Benefícios; Beneficiários (empresários em nome individual, estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada, sociedades comerciais sob qualquer forma jurídica, cooperativas e associações sem fins lucrativos designados por aderente), At.2) Proposta de criação e registo de Marca, Regulamento e Sistema de Certificação da Marca, para identificação dos produtos agroalimentares provenientes de produtores validados na RPLA Tar 3) Proposta de gestão e promoção da Marca, At.3) Proposta de criação e implementação de um Sistema de Assistência Técnica de apoio à RPLA Tar 1) Elaboração de proposta de criação e funcionamento de um sistema de Assistência Técnica aos pequenos agricultores, produtores agroalimentares e suas Organizações aderentes à RPLA, At.3) Proposta de criação e implementação de um Sistema de Assistência Técnica de apoio à RPLA Tar 2) Acompanhamento e apoio técnico e administrativo aos produtores e Organizações RPLA (registo e legalização das atividades produtivas/produtores; adoção de práticas ambientalmente mais sustentáveis; boas práticas de Qualidade e Segurança Alimentar); Capacitação - Formação, At.3) Proposta de criação e implementação de um Sistema de Assistência Técnica de apoio à RPLA Tar 3) Criação e acompanhamento de Unidades Demonstrativas, At.4) Valorização do consumo local: proposta de criação de um sistema de abastecimento à restauração coletiva (cantinas escolares, IPSS, etc) de produtos com origem na RPLA Tar 1) Definição e identificação das cantinas aderentes ao fornecimento de produtos da RPLA, etapas e atividades para a sua implementação (articulação Projeto Sistemas Alimentares Sustentáveis (AMAL); Programa de Compras Públicas para aquisição de alimentos; Programa Integrado de Alimentação Escolar Saudável e Sustentável, At.4) Valorização do consumo local: proposta de criação de um sistema de abastecimento à restauração coletiva (cantinas escolares, IPSS, etc) de produtos com origem na RPLA Tar 2) Organização logística para a alimentação social e articulação entre produção local e consumo social, At.4) Valorização do consumo local: proposta de criação de um sistema de abastecimento à restauração coletiva (cantinas escolares, IPSS, etc) de produtos com origem na RPLA Tar 3) Replicação de Programas Piloto (ex (SAS/AMAL): Fileira do Pescado, Batata Doce de Aljezur, Refeição Bio, Fruta Local) e desenvolvimento de novos Programas Piloto, At.5) Proposta de criação e implementação de um modelo de governança do Sistema Alimentar Local (SAL) Tar 1) Apresentação de uma proposta de modelo de governança do Sistema Alimentar Local (metodologia "Guia SAL" projeto Local Food 4 Local Economy), At.5) Proposta de criação e implementação de um modelo de governança do Sistema Alimentar Local (SAL) Tar 2) Proposta de Governança do Sistema Alimentar Local

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

14,8
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

310,38 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 23 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Faro 310,38 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
07.10.2024